Camila Cavalcante une Associação Partilhas e Cuidados e Colégio Objetivo para uma campanha inédita no combate ao câncer de testículo

A iniciativa visa destacar o diagnóstico precoce e compartilhar informações acerca da prevenção da doença.


A Associação Partilhas e Cuidados em parceria com o Colégio Objetivo apresenta campanha de conscientização em combate ao câncer de testículo. Nesta quinta-feira (11) de abril de 2024, no Colégio Objetivo, localizado em Niterói, Camboinhas, receberá as apresentações. Assim como estarão presentes no local: Sandra Matinhos, fundadora e presidente da Associação Partilhas e Cuidados e Isaac Wellness, palestrante e especialista em Fadiga Oncológica para comunicar acerca do tema.

Saiba mais em: Vitória sobre o silêncio: Fale sobre o câncer de testículo.
A colaboração entre as instituições possui a finalidade de promover e incentivar a prevenção da doença, assim como destacar os sinais para um diagnóstico precoce. O intuito é impactar o público-alvo que está incluso nas faixas etárias de 15 a 45 anos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, o câncer de testículo representa cerca de 1% dos tumores masculinos e 5% sendo os mais malignos da especialidade de urologia. Dito isso, ele pode ser curado, uma vez que seja diagnosticado precocemente. Logo, demonstra um baixo índice de mortalidade. Ainda que seja considerado raro, sua maior incidência atinge homens em idade produtiva dos 15 aos 45 anos.


A embaixadora da Partilhas e Cuidados do polo Cascais em Lisboa, Camila Cavalcante, iniciou sua jornada no combate contra o câncer em 2015, durante um Marco na cidade de Niterói em homenagem à cunhada Silvia Kalil. Isto é, ela tomou a decisão de abraçar de coração a causa daprevenção do câncer e desde então vem fazendo a diferença não só em Portugal, como também no Brasil.

Um lugar onde a conscientização é o alicerce para a prevenção
“A “Associação Partilha”, que eu represento com tanto orgulho, dedica-se a campanhas importantes ao longo do ano, como o “Abril lilás “, focado na prevenção do câncer de testículo, e o já consagrado “Outubro Rosa”, para a conscientização sobre o câncer de mama. Essas iniciativas são essenciais não apenas para iluminar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, mas também para fortalecer a mensagem de que, juntos, podemos fazer a diferença.” Destaca Camila Cavalcanti, embaixadora da Partilhas e Cuidados do polo Cascais em Lisboa.


A embaixadora finaliza afirmando que: “Através do nosso trabalho, construímos uma comunidade cada vez maior de apoio, esperança e coragem, estendendo nossa mão a todos aqueles que enfrentam o câncer, diretamente ou em suas famílias. É uma missão que transcende fronteiras, unindo-nos na luta por um futuro onde a prevenção e a conscientização salvam vidas. Eu, Camila, estou aqui para fazer a diferença, e convido a todos a se juntarem a nós nessa causa tão importante.”


Fique atento aos sinais! Conheça os sintomas
● Endurecimento;
● Sangue na urina;
● Sensação de anestesia;
● Emissão de pus pelo pênis;
● Dor ou tumefação (inchaço) do testísculo;
● Aumento ou sensibilidade dos mamilos;
● Dor imprecisa na parte baixa do abdômen;
● Sensação de desconforto ou peso na virilha e escroto;
● Aumento ou diminuição no tamanho, forma ou textura dos testículos; e
● Aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha.


Maneiras de identificar de forma precoce a doença
Os passos a seguir são conhecidos por serem a estratégia mais eficiente para viabilizar melhor os resultados no processo de cura. Logo, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, colabora com a recuperação. Portanto, se atente aos detalhes e cuide da sua saúde realizando:
● Auto palpação testicular;
● Investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos; e
● Exames periódicos em pessoas sem sinais ou sintomas, mas
pertencentes a grupos com maior probabilidade de desenvolver a doença.
Diagnóstico: Exames que podem ser feitos para melhor investigação do câncer
● Exame de ultrassonografia (ecografia) da bolsa escrotal; e
● Estudo da dosagem de marcadores tumorais no sangue.

About Bruno Gauvain