A atuação do fisioterapeuta se intensifica no intraoperatório de cirurgias. A prática já é realizada em grandes centros e agora é uma opção em São José dos Campos.
Foi se o tempo que a Fisioterapia era restrita somente a pessoas que estavam em recuperação de alguma lesão, hoje existem inúmeras áreas, entre as mais recentes está a Dermatofuncional: onde a reabilitação está voltada para o maior órgão do nosso corpo – a pele. Entre as diversas atribuições desta especialidade está a Fisioterapia no pré, intra e pós-operatório de cirurgias plásticas.
O trabalho é feito em parceria com o cirurgião e é realizado agora dentro do centro cirúrgico. O intraoperatório é feito para cirurgias plásticas e também para cesarianas, cirurgias vasculares e bariátricas. A atuação do fisioterapeuta preconiza controlar o processo inflamatório imediatamente após a lesão.
Após o término do procedimento cirúrgico o fisioterapeuta entra em ação e o tratamento consiste na aplicação de uma bandagem elástica, o Taping, além da aplicação de laser de baixa potência.
“A aplicação imediata dessa bandagem é feita para gerar uma leve contenção mecânica nas áreas que foram traumatizadas pela cânula ou bisturi. A técnica é aplicada de acordo com o corpo da pessoa e de forma específica e direcionada para cada procedimento, para atender a necessidade de cada cirurgia e de forma personalizada”, explicou a fisioterapeuta Giselle Guginski, da clínica que leva seu nome, em São José dos Campos.
A fisioterapia intraoperatória traz vários benefícios como: conforto no pós-operatório imediato, diminuição do inchaço, redução de dor, diminuição de manchas roxas, melhora a cicatrização, aproxima as bordas da cirurgia, melhora o resultado estético, prevenção da formação de fibrose e retorno precoce para as atividades rotineiras.
A Fisioterapia no Intraoperatório de cirurgias plásticas ganhou força especialmente agora durante a pandemia, onde muitas pessoas aproveitaram o home office para convalescer da cirurgia plástica que sempre almejaram fazer. Muitos médicos já aderiram a esse procedimento e contam com a fisioterapeuta habilitada para a atuação.
“ Vimos uma demanda na pandemia e colocamos rapidamente em prática a fisioterapia intraoperatória. É feita uma avaliação gratuita e o paciente poderá optar por uma fisioterapia avulsa ou realizar um plano que incluirá o tratamento imediato dentro do centro cirúrgico e o pós – intraoperatório”, falou a fisioterapeuta.
O tratamento é todo baseado em pesquisas científicas e trazem o que há de melhor e mais avançado para a reabilitação pós cirúrgicos deste paciente. Segundo a própria Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o profissional mais indicado para realizar a reabilitação após cirurgias plásticas é o Fisioterapeuta.
Serviço:
Fonte: Dra Giselle Guginski
Av. Barão do Rio Branco, 48. Jardim Esplanada. São José dos Campos. (12) 98123-2559
Créditos: Renata Vanzeli