O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.
Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países.
Segundo a enfermeira e obstetra, Ana Paula Gama, que é criadora e fundadora da Amamente Rio, já foi comprovado cientificamente que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios a saúde tanto do bebê quanto da mãe, como, por exemplo, a diminuição de problemas respiratórios no recém-nascido, assim como doenças diarreicas, dentre outras. No caso da mãe, as vantagens não são menores e nem menos importantes. As mães, ao amamentar, apresentam riscos menores de desenvolver câncer como os de ovário e mama, além de prevenir hemorragias no pós-parto.
A Amamente Rio é formada por uma equipe com quatro enfermeiras, especialistas em consultoria em amamentação, cuidados materno infantil, laserterapia e Furo de orelha humanizado. As profissionais dão suporte às mulheres e suas famílias para a chegada do bebê, na amamentação e no puerpério. Além disso, as profissionais ajudam as mamães através de consultoria no retorno do trabalho sem deixar de amamentar.
Créditos: Noeme Wendling