O Educador Físico de São José dos Campos alerta sobre a importância ao combate ao sedentarismo que neste ano, por conta da pandemia do coronavírus, criou uma nova geração de sedentários. Os efeitos desta “ nova epidemia “ seriam aumento de casos de doenças e riscos de mortes.
O Personal trainer Eid Nogueira há mais de 20 anos combate o sedentarismo, criou até um programa voluntário chamado “Xô Sedentarismo” onde reunia, antes da pandemia, pessoas para a prática de atividades física, aos domingos, no Parque Ribeirão Vermelho. Ele assessorava e aplicava gratuitamente exercícios de acordo com o perfil e biotipo.
No início da pandemia, Eid Nogueira já havia alertado sobre a intensificação do sedentarismo e passados oito meses de pandemia no país, estudos comprovam a importância da atividade física, até mesmo apontando o benefício da imunidade na recuperação dos pacientes com casos de Covid -19.
Uma pesquisa apontou que o número de internações por Covid-19 é 34% menor entre pessoas que praticam atividade física. O estudo é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O questionário, que foi realizado pela internet, ouviu 938 brasileiros que foram infectados pelo novo coronavírus entre os meses de junho e agosto. O grupo que já praticava pelo menos 75 minutos de atividade física por semana é o que menos teve que ir aos hospitais para enfrentar a doença.
“Eu sou a comprovação desta pesquisa. Tive Covid-19, fiquei internado por cinco dias, sendo que no segundo dia, meu corpo reagiu positivamente as medicações. De volta em casa, tive uma recuperação excelente por praticar atividade física, principalmente em focar em exercícios aeróbios moderados como pedalar, correr e nadar. Isso me ajudou muito na recuperação e proporcionou um retorno rápido à atividades normais. Quando as pessoas passarem a perceber e olhar o exercício físico como uma forma de prevenir e preservar a saúde e a qualidade de vida, elas começarão a entender os benefícios que ele traz. Tive também, alunos que praticavam atividade física diariamente e que contraíram o Covid -19 e que tiveram uma recuperação rápida, sem grandes riscos e danos para a saúde”, revelou Eid.
As pessoas têm que ficar atentas que a atividade física não é apenas para ter um corpo em forma e bonito. Os benefícios dos exercícios vão além, como: a saúde mental, melhora no aparelho cardiovascular e melhora no sistema imunológico.
Recentemente, no último dia 26 de novembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou linhas orientadoras para a área de educação física, afirmando que a atividade é para todos: jovens, idosos e inclui as grávidas e pós-partos. E que a atividade deve ser praticada no mínimo por 2h30 por semana. A OMS ainda salientou que milhões de mortes podem ser evitadas com a atividade física.
“Os benefícios da atividade física são inúmeros. Ajudam na prevenção e controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Promovem bem-estar, sono tranquilo, combatem a depressão e diminuem a ansiedade. Todos sintomas que as pessoas andam sentindo com esta fase de pandemia, insegurança e isolamento. Onde aumentaram o consumo de comida, bebida, remédios e diminuíram a atividade física ou não fizeram atividade nenhum, coisas simples como caminhada e subir escadas. Atitudes estas que levam um agravamento de todo tipo de doença e risco de mortes”, finalizou o personal.
Sem contar que a atividade física acrescenta anos à vida. E lembrando que qualquer movimento conta, ainda mais neste período de pandemia e restrições.
Créditos: Renata Vanzeli – Solução Textual Assessoria