Com veia empreendedora e adeptos do nomadismo digital, os outliers estão faturando milhões bem antes dos 30 anos. Quem lidera o novo “condado digital” é um outlier de 27 anos e mais de 24 milhões de faturamento apenas em um único lançamento. Em seu perfil noInstagramele garante: “Viajo com uma máquina de imprimir dinheiro na mochila”.
De um lado, os farialimers – como ficaram conhecidos os cerca de 16 mil profissionais que trabalham no “Condado”, quadrilátero com o metro quadrado mais caro de São Paulo, na região da avenida Faria Lima, onde se concentram um conglomerado de gigantes do mercado financeiro e boa parte do PIB do país.
Do outro, os outliers, assim nomeados por pensarem totalmente fora da caixa e enriquecerem com este mindset. Há algumas semelhanças entre os dois grupos, como o desejo de alcançar liberdade financeira cedo na vida e não medir esforços e horas de trabalho para tal.
Mas há também diferenças gritantes que separam os dois. Os outliers, por exemplo, não têm apego territorial e são nômades digitais por essência. Com um computador na mala ou mochila e acesso à banda larga, são capazes de levantar seus milhões de qualquer lugar do mundo, o que é inclusive um dos grandes drives desses profissionais.
Quem explica isso é o empreendedor digital Thiago Finch, líder dos outliers brasileiros. Ele ficou milionário aos 21 anos trabalhando com marketing digital.
“Para começar em outros mercados, você invariavelmente precisa ter algo em caixa. No caso do digital, esse valor é quase irrisório”, explica. O empreendedor digital alerta, no entanto, para alguns discursos que dão a falsa ideia de que é uma trajetória sem segredos.
“Hoje alguns gurus do mercado de marketing digital afirmam erroneamente que é possível ganhar dinheiro apenas com um computador e acesso à internet, mas há outras coisas envolvidas: a bagagem de conhecimento, a rede de networking, as estratégias em que a pessoa coloca as mãos. Agora, com computador e acesso à internet somados ao conhecimento e um bom networking, já é possível ter resultados em um menos de seis meses.”
Fortuna em 6 anos
A jornada de Finch no mercado digital é um exemplo que ilustra bem isso. Natural da cidade mineira de João Monlevade, ele conta que, aos 16 anos, decidiu trocar a adolescência pelo empreendedorismo.
“Foram 205 finais de semana em casa, incluindo feriados, grandes eventos e festas de família dos quais tive que abrir mão para construir o que tenho hoje. Ou seja, um império digital impulsionado por produtos que reúnem as estratégias que me ajudaram a me tornar milionário em apenas 6 anos – e que inclusive bateu recorde mundial de faturamento no meu primeiro lançamento – Foram apenas R$ 120 mil investidos e um total de R$ 24 milhões em vendas”, explica Thiago Finch.
Hoje com 27 anos, o outlier está à frente de uma comunidade que incentiva milhares de jovens a construírem riqueza trabalhando com a internet. Ele é reconhecido no meio digital tanto pelos resultados que seus alunos alcançam quanto por seu posicionamento de conteúdo cinematográfico nas redes sociais (o público e outros players do mercado o consideram o melhor produtor digital quando se fala em qualidade).
Tudo isso com o nomadismo na essência – o empreendedor não se apega a um QG específico e opta por trabalhar viajando o mundo, apesar de ter uma empresa física, a Infomakers, instalada em Belo Horizonte. “
Acabei abrindo mão de muitos momentos de lazer no início para conseguir criar praticamente uma vida de férias, um lifestyle que eu queria conseguir bancar, sem ser mais uma pessoa na internet que parece ter alguma coisa e na verdade não tem”, sublinha.
Compartilhando estratégias
Uma das premissas dos conteúdos e produtos digitais de Finch é justamente a de transmitir de forma transparente estratégias assertivas para quem quer empreender na internet e construir um negócio lucrativo. São dicas, soluções e ferramentas descobertas ou desenvolvidas não só por experiência própria, mas também através de informações e conteúdos compartilhados por uma rede de players de sucesso no mercado digital.
O empreendedor lidera, por exemplo, o Empire, evento que reúne algumas vezes ao ano um grupo seleto de mentes mestras que enriqueceram de forma meteórica trabalhando com internet, seja com e-commerce, dropshipping, plataformas, bitcoin e NFTs ou marketing digital.
O grupo é composto por aproximadamente 50 profissionais, em sua maioria jovens e nômades digitais, que se encontram periodicamente para trocar estratégias, assistir a palestras e participar de rodas de conversa com o objetivo de melhorar o rendimento em seus respectivos nichos.
E os encontros acontecem invariavelmente em locações que têm a ver com o estilo de vida dos outliers, seja em uma mansão em Belo Horizonte ou em Florianópolis.
São eles que estão por trás do movimento chamado new money, bem distante do old money dos herdeiros de fortunas. “É a diferença entre o raiz e o Nutella”, Finch compara.
“Tire de um outlier tudo que ele tem e lhe dê tempo: ele vai construir tudo novamente. A gente desenvolve uma resiliência fora do comum, uma confiança extrema para tocar em uma coisa e saber que é só uma questão de tempo para que ela se transforme em outra. O outlier é completamente autodidata, não se vitimiza, se responsabiliza por tudo que acontece e é casca grossa.”
Os números do mercado atestam o sucesso dessa nova classe de empreendedores. De acordo com a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, 94% das empresas escolheram o marketing digital como estratégia de crescimento em 2021; dados da HubSpot apontam ainda que 93% dos processos de compra começam através de uma pesquisa online e as vendas em lojas virtuais cresceram 70% com o uso de mídias sociais, técnicas de SEO, e-mail marketing, sites, aplicativos e conteúdos patrocinados.
A internet não é mais um ambiente de interrogações, mas um oceano de oportunidades para quem deseja empreender – e os outliers são reis nesse novo “Condado virtual”.
Sobre Thiago Finch
É um empreendedor e Nômade Digital brasileiro. Elaborou estratégias que fizeram dele um milionário em 2016, aos 21 anos. Nos últimos 6 anos vem aumentando o patrimônio ano a ano. Suas estratégias se tornaram um curso que ganhou o recorde mundial de maior lançamento feito pela primeira vez. Finch construiu uma comunidade que incentiva milhares de jovens a construírem riqueza trabalhando com a Internet. Ele é bastante reconhecido tanto pelo resultado que seus alunos tem, quanto por seu posicionamento de conteúdo cinematográfico nas redes sociais. É considerado pelo público e por outros grandes players do mercado como melhor produtor digital quando se fala em qualidade. https://www.instagram.com/thiagofinch/