O evento apontará aos novos governantes as possíveis soluções para os desafios enfrentados pelo ecossistema da saúde e contará com representantes da Organização Mundial da Saúde
O Instituto Lado a Lado pela Vida promoverá entre os dias 21 e 23 e novembro, em Brasília, no auditório do Brasil 21, a IV Edição do Global Forum – Fronteiras da Saúde. Neste ano, o tema será “A saúde que queremos para os próximos quatro anos” e contará com debates relacionados ao futuro da saúde no país no cenário pós-eleição. Também serão abordados os desafios enfrentados globalmente. O fórum é gratuito e terá diversos palestrantes nacionais, entre eles está o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich e Renato Casarotti, presidente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde).
De acordo com Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida e idealizadora do Global Forum – Fronteiras da Saúde, o objetivo principal é reunir especialistas nacionais e internacionais para debater os rumos da saúde no Brasil e no mundo, propondo caminhos e soluções a partir das discussões.
“O Brasil vive hoje um cenário de pós-eleição com a transição para um novo governo. É fundamental discutir o que será feito para saúde dentro dos próximo quatro anos de mandato. Precisamos analisar o cenário atual e apontar aos governantes possíveis soluções para questões que impactam o bom desempenho da saúde no país. Estamos num momento ideal para traçar novos rumos para o setor no Brasil”, explica.
Entre os palestrantes internacionais estarão dois representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o economista Joseph Kutzin, coordenador de Financiamento da Saúde, e Antoni Dedeu, conselheiro no Centro Europeu de Atenção Primária. O evento será presencial, com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site. Os painelistas internacionais participam do evento remotamente. Haverá transmissão online para o Brasil e demais países do mundo, com tradução simultânea.
Durante os três dias de evento, mais de 40 palestrantes abordarão temas como: financiamento e sustentabilidade dos sistemas de saúde; fortalecimento da Atenção Primária; a incorporação de novas tecnologias; e políticas públicas voltadas para pacientes com câncer e doenças cardiovasculares.
O Global Forum reunirá nos três dias pesquisadores, governantes, empresários, representantes do setor privado e público para formular políticas públicas que deem assistência ao paciente, melhorem o acesso e diminuam a inequidade.
“Vamos dar luz aos problemas relacionados ao câncer e doenças cardiovasculares, dois dos principais gargalos no Brasil. E apontar alternativas para enfrentá-los. Precisamos dar visibilidade a situação na qual os pacientes portadores destas enfermidades enfrentam no seu dia a dia. A nossa intenção é provocar as instituições brasileiras para apresentar melhorias na saúde no Brasil e no mundo”, ressalta a presidente.
Grandes nomes da saúde presentes no Global Forum
Entre os nomes já confirmados estão: Silvia Cristina, Deputada Federal e Presidente da Frente Parlamentar em prol da Luta contra o Câncer; Renato Kfouri, Pediatra Infectologista e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBIm); Edson Araujo e André Medici, dois dos maiores especialistas em economia da saúde; a infectologista Luana Araújo; André Carvalho, Cientista da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da OMS (IARC/OMS) e a economista japonesa, Akiko Maeda, com atuação em Saúde e Políticas de Saúde em diversos países do mundo.
Com relação aos painéis apresentados, destacam-se: “Fortalecimento da atenção básica e garantia de recursos para a expansão e melhoria”; “A sustentabilidade da saúde é um desafio mundial: O que pode inspirar o Brasil?”; “Fronteiras da Saúde – Encurtar distâncias e reduzir abismos nos próximos 4 anos” e “A Saúde foi eleita para os próximos 4 anos? O impacto do câncer e das doenças cardiovasculares no Sistema de Saúde”. Para conferir a programação completa basta acessar o site do Global Fórum.
Serviço
Local: SHS Quadra 06, Lote 01, Conj. A, Bloco G, Asa Sul – Brasília
Dias: 21, 22 e 23 de novembro
Horário: 21/11 – 13h às 18h10
22/11 – 8h às 18h30
23/11 – 8h às 18h
Inscrições: Gratuitas e pelo site.
Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro e Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem.