O projeto da arquiteta Erica Abinader para o evento Morar Mais por Menos, tem ambiente prático e funcional para os dias de hoje
Amantes da arquitetura, decoração, e também quem deseja dar um novo ar a sua casa, poderão conferir até o dia 09 de outubro, a mostra Morar Mais por Menos, em São Conrado. Dentre os projetos, está o Espaço Decanto, no subsolo, apresentado pela arquiteta Erica Abinader, que reproduz um estúdio versátil, prático, iluminado e sustentável, incluindo composteira e detalhes que despertam sensações através da visão, audição, olfato e tato.
Inspirado nos estúdios que estão sendo lançados no mercado imobiliário, apresentando conceitos minimalistas nas residências, não só populares, como nos imóveis de alto padrão, Érica utiliza do estudo da neuroarquitetura, mostrando aos visitantes, um design biofílico, com decoração que pretende reconectar o ser humano a natureza, com a proposta de melhorar a saúde e bem-estar dos moradores, em seus ambientes construídos.
Os famosos estúdios, vem sendo lançado no mercado imobiliário, para o público jovem, solteiros, ou até mesmo para casais sem filho, e a profissional, mostra que espaços pequenos podem ser bem aproveitados, se transformando em ambientes que abraçam, acolhem e trazem ainda muita sofisticação e beleza.
Um dos destaques é a composteira instalada na cozinha, uma proposta incluída pensando na mudança do comportamento da população jovem, que tem se preocupado cada vez mais em cuidar do Meio Ambiente, e por isso ela busca incentivar as pessoas a aplicar os conceitos da sustentabilidade, e acredita que se aos poucos essa consciência for se espalhando, teremos resultados positivos quanto ao impacto na natureza.
“Muitos pensam que espaços pequenos não nos dão muitas possibilidades. Mas, uma composteira pode ser facilmente instalada em algum cantinho da casa. Elas possuem vários tamanhos e são de fácil usabilidade, e ajudam a criarmos uma cultura de reciclar lixo orgânico, transformando-o em adubo, mesmo não tendo casa grande ou quintal”, diz Erica.
Outro destaque de seu ambiente é a automação, utilizada sob comando de voz para apagar e acender luzes e também, abrir e fechar cortinas.
Pela primeira vez participando da mostra, por incentivo de seu amigo e sócio Flavio Lopes, da marcenaria Pereira Lopes, Erica revela que o setor moveleiro é sua paixão, contando que a marcenaria dá vida e função a qualquer projeto de arquitetura. No projeto, o ambiente proporciona calma, leveza, cores que revigoram e trazem para dentro da casa uma troca com a natureza, através das plantas e elementos decorativos, que se aliam a preocupação com a sustentabilidade, trazendo conforto e funcionalidade junto a tecnologia de automação.
“O objetivo deste projeto foi reproduzir neste ambiente a possibilidade de morar com prazer em um estúdio de 25m2 que atende a todas as necessidades de uma moradia. Inclusive a composteira doméstica, que nos traz uma oportunidade para exercermos hábitos ecologicamente corretos em nosso dia a dia”, comenta.
Com a equipe de obra, L2 Arquitetura e Engenharia, especializada em reformas de apartamentos e condomínios, atendendo também com a marcenaria sob medida, junto a outros parceiros, Erica tem boas expectativas para a Mostra, e acredita no potencial do evento para o mercado de arquitetura e decoração.
“Proporcionar conforto e bem estar para o cliente é algo que me dá muito prazer. Quando posso mudar um pouquinho que seja e agregar conceitos e valores, já é um resultado muito bom. Nossa equipe está disposta a atender os mais diversos projetos. Esperamos que o público aprecie nosso trabalho”, diz.
Erica finaliza com uma dica: “Gosto muito de falar sobre a importância de se pensar e analisar cada cantinho, utilizando uma marcenaria versátil e sob medida. Menos é mais, quando evitamos o exagero, diminuímos a desorganização”, finaliza.
Mais sobre Erica Abinader: Arquiteta com mais de 19 anos de carreira, projeta sonhos através do seu trabalho como arquiteta de interiores, decoração, reformas e serviços de marcenaria.