Não há como falar do mês do orgulho LGBTQIAP+ sem olhar para trás e ver um histórico de dor, muita luta e resistência. A sociedade heteronormativa e tradicional marginalizou e ceifou muitas vidas ao longo da história.
É mais que um mês, é um manifesto cotidiano de buscar a sua voz no mundo e gritar a todos pulmões que você merece, sim, muito amor, respeito e espaço para ser protagonista da sua própria história. É o direito de ir e vir, ou melhor, sair de casa e não correr o risco de morrer por ser quem você é.
É sobre você poder andar de mãos dadas com quem você ama sem jogarem pedras ou olharem torto. É sobre você ser você, e ponto final. É sobre se identificar com personagens em séries, filmes e livros com tanta facilidade quanto héteros e cis são retratados. Afinal, representatividade importa.
Pessoas LGBTQIAP+ existem, resistem e estão em todos os lugares. Que um dia o conceito de minoria mude e a sociedade compreenda o quão cruel e preconceituosa foi ao longo dos anos. A piadinha da escola deixa marcas na alma, a agressão física jamais é esquecida. Mães e pais choram até hoje pela morte dos seus filhos.
Quantas vidas se foram e serão tomadas para a sociedade entender o básico? Em um mundo em que o ódio impera, o amor é a única salvação. Nós, da Auge Magazine, celebramos mais um capítulo da história LGBTQIAP+. Muito amor para todos, todas e todes. ❤️