A cirurgiã-dentista Maria Fernanda Braga, uma das maiores referências em saúde bucal infantil, pioneira no trabalho de obtenção de células tronco a partir do dente de leite e fundadora do projeto “As Aventuras de Dentix”, conversou com a coluna e explicou como a saúde bucal impacta o sono, a respiração e como é ser um sucesso entre as crianças.
Doutora Maria Fernanda, qual o maior desafio de trabalhar com crianças?
O maior desafio é trabalhar pais e filhos em conjunto para encontrar a harmonia e uma linguagem leve que consiga ser implementada em casa pra que possamos adotar melhores hábitos de saúde. A saúde bucal é o reflexo de hábitos gerais. Quanto mais cedo aprimoramos esses hábitos, mais saúde teremos.
Como é ser a “criadora” de um personagem que pegou entre as crianças?
Eu criei o Dentix exatamente com esse objetivo, sempre aliei criatividade ao meu trabalho e acredito demais nesse caminho para conseguir se fazer entender e ouvir pelos pequenos. Em um mundo com tanta alienação, um personagem que agregue na rotina, ajude os pais na promoção de saúde e consiga chegar nas crianças, é necessário.
Como é esse trabalho com bebês que você desenvolve?
A Odontologia para bebês é extremamente importante. Orientações com embasamento científico sobre o desenvolvimento orofacial e o processo de aleitamento, a oferta de bicos artificiais, protocolos de remoção desses de modo atraumático, análise de freios orais, estímulos à correta mastigação e o direcionamento do correto desenvolvimento das arcadas necessitam desse cuidado profissional, e quanto antes prevenidos ou interceptados, menos impactos negativos para a saúde.
O trabalho que você desempenha na odontopediatria tem tido grande reconhecimento principalmente por melhorar a saúde das crianças com problemas respiratórios que começam na boca, conta mais sobre isso?
A criança que é uma respiradora bucal, ou seja, realiza a respiração pela boca, é um indivíduo que terá a proteção da saliva reduzida implicando em risco maior de lesão cariosa, gengivite, bruxismo além de potencial aumentado de perda óssea na vida adulta. Essa criança apresenta 30 a 40 % menos de oxigênio no organismo o que irá atrapalhar inclusive o bom rendimento escolar, concentração, crescimento e bom desenvolvimento.
Uma criança com sono ruim pode virar um adulto com problemas de ronco, apneia?
Sem dúvidas. Alterações musculares por hábitos incorretos podem e devem ser prevenidas e tratadas desde a primeira infância, uma boca que não funciona é um indivíduo que não mastiga bem, não respira bem, não vive bem, dentro dessa visão é possível elaborar vários protocolos de cuidados individualizados.
Como os dentes fora da posição podem levar a isso?
Na realidade, os dentes fora de posição acabam sendo uma consequência estética dessa desordem muscular como por exemplo posição incorreta de língua.
Quando trabalhamos com o olhar aprofundado para essas alterações, temos não somente o alinhamento mas a estabilidade dessa correção. Ou seja, é a saúde começando pela boca e se refletindo no corpo inteiro.
As crianças adoram ser atendidas por você, qual é a mágica?
A mágica é tratá-los com o respeito e carinho que merecem, entendendo suas dúvidas, respondendo a todas elas e estando junto para promover mudanças que vão impactar o dia a dia e a visão dos mesmos sobre a importância dos cuidados em casa.
Atendemos crianças desde idade muito tenra então além da criança é fundamental também entender os pais e todo o contexto familiar.
Assim sendo lançamos mão de vários protocolos clínicos exclusivos tanto de acompanhamento como motivacionais, como o “bye bye família bactéria”, a tabela da saúde… tudo personalizado para cada tipo necessidade e visão preventiva.
O projeto “As Aventuras de Dentix”, também tem um braço social que já atingiu mais de 15.000 mil crianças dentre comunidades, ONGs, hoje qual o próximo passo dessa ação?
“As Aventuras de Dentix “ veio pra levar educação e informação para quem participa das ações, sempre com atividades educativas, lúdicas, agora, com o pós pandemia, o principal objetivo é continuar fazendo esse número crescer, está no forno uma cartilha educativa que tem como intuito chegar para toda a população do Rio de Janeiro, muitas novidades em breve inclusive o desenho animado em 3D! Tem muita aventura sendo preparada até o final do ano!
Doutora Maria Fernanda, obrigado por nos dar essa aula, tenho certeza que os leitores vão aprender e se beneficiar muito com essa entrevista.