Reverenciando a maior festa de todas as festas, o álbum tem as participações especiais de Siba, Fábio Trummer (Banda Eddie), Coral Jadiel Gomes, Maciel Salú, Alexandre Urêa (Academia da Berlinda e Banda Eddie), Lu Maciel e José Demonstenes
Ouça aqui: https://youtube.com/playlist?list=PLbL7j8WT5hH45j5G7rcNQWGlSEJjFs5YH
Depois de mais de 25 anos fazendo a maior festa popular brasileira acontecer, Babá entrega, acompanhado de sua orquestra, o primeiro disco solo da carreira, ‘Traditio Frevo Olinda’. Registro, composto por 14 faixas, reúne a maioria dos hinos do carnaval olindense, desde os mais clássicos até aqueles que ocupam um “LADO B” da folia, sendo menos conhecidos e entoados pelos quatro cantos da cidade.
“A ideia de gravar esse trabalho surgiu em 2014. Na época, por conta do nascimento do meu filho, fui presenteado com um frevo pelo amado Maestro Ivan do Espírito Santo. Intitulada Alegria de Babá, a música integra este álbum. Aquele gesto, tão afetuoso, me despertou para esse sonho que, no comecinho de 2020, passou a caminhar para a realidade, junto com meu amigo Zé Oliveira, produtor e especialista em direitos autorais. Iniciamos juntos, então, toda a pesquisa autoral para saber quem era responsável pela autorização de cada obra. Esse processo foi bem trabalhoso e demorou um pouco mais de um ano até se finalizar e obtermos todas as liberações necessárias. No final de 2021, quando entramos em estúdio, já tínhamos ali o desenho de uma playlist com o melhor do nosso carnaval, dando uma atenção especial para as letras, já que pelas ruas é somente a versão instrumental que se toca e os intérpretes são os foliões”.
Destacado como uma das principais inspirações, o CD do Coral Mucambo, gravado em 1982 com um repertório completamente clássico e representativo.
Faixa a faixa, ‘Traditio Frevo Olinda’ é para pular, dançar, vibrar, ser feliz e se deixar invadir pelas cores que cada um desses sons carrega. Mais do que isso, um convite para colocar o bloco na rua, mesmo que, neste momento, seja o quintal de casa, esperando raiar o futuro onde as ladeiras poderão voltar a ser ocupadas.
No repertório, Cariri Olindense, Hino Do Elefante De Olinda, Banho De Conde, Hino Da Pitombeira, Hino Do Bloco Tá`Qui Pr`Ocês, Hino Do Dez De Xarque E Uma Latinha, Hino Da Troça – Ceroula, John Travolta, Trombone De Prata, Hino Do Bloco Segurucu, Cabelo De Fogo, Hino Do Eu Me Vingo De Tú No Carnaval, Hino Do Bloco Bora Mago e o já citado Alegria De Babá
Gravado e lançado pelo selo e estúdio Fruta Pão Records e produzido por Homero Basilio, disco já está disponível em todas as plataformas digitais. Nas participações, ícones da música brasileira como Siba, Maciel Salú, Fábio Trummer, Alexandre Urêa (Academia da Berlinda e Banda Eddie), Coral Jadiel Gomes, Lu Maciel e José Demonstenes. Entre os instrumentistas que compõem a banda base, Geony Melo e Rafael comandam os trombones, junto ao próprio Babá. Nos trompetes, Wallace Menezes, Milton Ferreira e Joselito Seixas. Assumindo os saxofones, Israel Aguia (tenor), Thiago Thomaz (tenor), Humberto Teixeira (alto), Murillo Junior (alto) e Rhaudney Trindade (barítono). Na tuba, Alex Santana. Na percussão temos Bruno Renato (surdo), Elton Lopes (caixa) e Geison Carlos (pandeiro).
“Deixo aqui meus sinceros e especiais agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto. Sem eles me incentivando e ajudando esse álbum não iria sair do papel”.
SOBRE BABÁ
Babá do Trombone – como é conhecido pelas ruas de Olinda – iniciou sua carreira musical na Fundação Casa da Criança em 1994. Mais tarde, passou a integrar o Grêmio Musical Henrique Dias. Formado em teoria musical e solfejo pela CCM do Recife, já participou e toca com vários projetos e artistas como Orquestra Contemporânea de Olinda, Orquestra do Maestro Oséas, Orquestra do Maestro Clóvis, Orquestra do Maestro Carlos e muitas outras mais. Em sentido literal, o artista já participou de todos os blocos carnavalescos de Olinda e segue sendo uma das principais figuras da cidade.
Créditos: Yasmim Bianco