Médicos alertam sobre a importância da higiene diária e da retirada de maquiagem como etapa essencial na rotina de skincare
Para cada tipo de pele há uma rotina de skincare adequada. Muitos dermatologistas defendem uma opção minimalista e todos alertam: a limpeza diária pela manhã e à noite são fundamentais.
Limpar a pele retirando impurezas e maquiagem é imprescindível na rotina diária. As opções para limpeza diária podem variar de acordo com o tipo de pele. “A melhor opção dependerá do tipo de pele e necessidade de cada paciente. Normalmente indico água micelar para quem tem pele oleosa ou mista e óleo demaquilante para quem tem pele normal ou seca. Sobre os óleos demaquilantes ou cleansing oils destaco que são muito indicados para remoção de maquiagens pesadas ou com muitas camadas ou à prova d’água , ótimo para peles secas e sensíveis mas também pode ser usado em peles oleosas , caso, em seguida, seja utilizada uma loção micelar para pele oleosa ou o sabonete para pele oleosa”, explica Dr. André Braz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS).
Para a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) existem alguns itens que não podem faltar no dia a dia: “um bom produto para limpeza da pele é essencial, que pode ser em gel ou mesmo em barra, desde que respeitando a lavagem 2 vezes ao dia (máximo 3) e as características individuais (peles mais sensíveis toleram melhor gel).”
A prática diária de lavar e limpar o rosto deve acontecer pela manhã e à noite. “A limpeza facial remove as impureza, como células mortas, suor, poluição e maquiagem, auxiliando o processo de renovação celular, controlando a oleosidade, desobstruindo os poros, o que ajuda a melhorar sua aparência, além de prevenir o surgimento cravos e espinhas. A limpeza auxilia também a manter a pele jovem, prevenindo o envelhecimento precoce decorrente de radicais livres, por exemplo”, alerta Dr. Franklin Veríssimo que atua com medicina estética em Fortaleza e em São Paulo, e é especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.
O médico alerta também sobre a importância da higienização das máscaras reutilizáveis nesse momento de pandemia. “Com o uso de máscaras de proteção, a pele da região perioral e perinasal fica exposta a um ambiente mais hostil, úmido e abafado. Deve-se evitar, sempre que possível, o uso de maquiagens e manter a pele da região sempre limpa. As máscaras também devem ser constantemente higienizadas: Evite usar a mesma máscara por muito tempo”, afirma Dr. Franklin Veríssimo.
Fontes: 1- Dr ANDRÉ BRAZ
Médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS), atuante na Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica.
É criador da técnica AB Face. É referência nacional e internacional no assunto. Palestrante internacional e professor de pós-graduação, André dirige clínica em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Dr. André é Coordenador Científico do Curso de Imersão em Preenchimento , Toxina e Laser.
Autor do livro Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.
Instagram @drandrebraz
2- Dra. Ana Paula Fucci
Dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense(UFF).
Residência em Clinica Médica na UFF e Dermatologia na UFRJ.
Título de especialista em Dermatologia (RQE: 19876) – (em 1.996 – 24 anos de experiência).
Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Academia Européia de Dermatologia (EADV).
Professora convidada do ambulatório de Dermatologia Estética (Cosmiatria) do Serviço de Dermatologia da UFRJ de 2012 a 2016
Professora em curso extensivo de Cosmiatria, para dermatologistas e cirurgiões plásticos, desde 2017.
3- Dr. Franklin Verissimo Oliveira
CRM-CE 10920
Médico. Formação em Medicina Estética
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-CE
Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela Universidade Estadual do Ceará-CE
Especialista e pós-graduado em Medicina RM Estética pelo Instituto BWS-SP
Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.