O convidado de Xande de Pilares no próximo Xamarote é o cantor e compositor Moacyr Luz. A entrevista, que vai ao ar dia 03 de setembro, às 19h, pelo YouTube, traz um bate-papo descontraído e muita música boa. Durante a conversa, gravada no restaurante La Copa, em Copacabana, os dois relembraram histórias engraçadas. Tudo isso acompanhado de um bom vinho, afinal, como Xande diz, Moa é um dos maiores sommeliers do samba.
Mas antes de se tornar especialista na bebida alcoólica derivada da uva, Moacyr contou que gostava muito de cachaça, tanto que tomou duas garrafas de aguardente para comemorar a notícia de que Zeca Pagodinho iria gravar “Cabô, meu pai”. “Eu tomava muita cachaça, mas o médico disse que era para parar. Fiquei seis meses sem beber, até que falei para o médico que estava parecendo uma árvore, tudo passando e eu parado. Então, ele deixou tomar uma taça de vinho. Eu entendi uma caixa e estou nessa até hoje. No início, achava que não ia conseguir guardar os nomes das uvas, mas fui acostumando e viraram parentes próximos.”, revelou Moacyr rindo.
Aproveitando o assunto que surgiu sobre reações ao receber a notícia de que um ídolo vai gravar a sua música, Xande relembra que levou um “susto” quando Maria Bethânia enviou uma mensagem dizendo que iria gravar “Cria da Comunidade” (Xande de Pilares / Serginho Meriti) e perguntando se ele aceitaria cantar com ela no álbum Noturno, sendo a única participação deste trabalho recém lançado de Bethânia. “Fiz um churrasco em Pilares para ouvir a música”, comentou o sambista, dando uma palhinha em seguida.
Viajando para o início da carreira, Moacyr Luz explica como foi saber que “Coração do Agreste” entraria em Tieta, virando tema da protagonista. “Eu estava muito duro, de não ter o dinheiro do dia seguinte, e um amigo disse: traz um pãozinho pra gente comer com carne assada aqui. Pensei: ou pego o ônibus para comer a carne assada ou compro pão e vou a pé. Era exatamente o que tinha. Aí tocou o telefone e era o Mariozinho Rocha dizendo que tinha gravado “Coração do Agreste” e peguei lá o adiantamento. Depois também teve “Mico Preto” que Gilberto Gil gravou para a novela e por aí vai.”
Moa e Xande já fizeram 6 músicas juntos. A escolhida para o programa foi “Fora de Moda”, a primeira parceria dos dois, que está em “Fazendo Samba”, álbum do Moacyr com o Samba do Trabalhador, disponibilizado ano passado. Além desta e das já citadas “Cria da Comunidade” e “Mico Preto”, as outras canções apresentadas na gravação são “Vida da Minha Vida” (Moacyr Luz / Sereno), “Toda Hora” (Moacyr Luz / Toninho Geraes), “Minha Opinião” (Xande de Pilares), “Enquanto Deus Me Proteja” (Moacyr Luz / Zeca Pagodinho), “Medalha de São Jorge” (Moacyr Luz), “Partido Remendado” (Naval / Toninho Geraes), “Salve A Mulatada Brasileira” (Martinho da Vila) e “Saudade da Guanabara” (Paulo César Pinheiro / Moacyr Luz / Aldir Blanc), que foi refeita para Beth Carvalho gravar e os detalhes também estão na entrevista.
O Xamarote foi criado no início do ano com transmissão pelo Instagram e já recebeu convidados como Caetano Veloso, Sombrinha, Ferrugem, Délcio Luiz, entre outros. O projeto surgiu após o sambista passar a usar o seu “camarote” (terraço do apartamento) ou o do amigo Andrezinho (do Molejo) para bater papo e tocar música, considerando que não era possível fazer isso num bar ou qualquer outro lugar público. A resenha entre os amigos passou a ser compartilhada com os seguidores e numa conversa com uma amiga, Xande trocou o Camarote por Xamarote, gostou tanto, que resolveu registrar a palavra. A coisa ficou séria e o artista não só decidiu migrar para o YouTube, como fez um samba de abertura para o projeto, em parceria com André Renato.
Serviço “Xamarote”
Convidado: Moacyr Luz
Data: 03 de setembro
Horário: 19hVai ao ar pelo canal de Xande de Pilares no YouTube – https://www.youtube.com/c/XandedePilaresoOficial/featured
Créditos: JB Comunicação