Paolla Soneghetti estreia como protagonista na ópera Rusalka no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cantora assumirá o papel-título na récita do dia 22 de novembro, em uma montagem dirigida por André Heller-Lopes, que mistura romantismo alemão e elementos contemporâneos

A cantora Paolla Soneghetti, que vem se destacando na cena lírica internacional, fará sua estreia como protagonista em uma produção de ópera no Brasil, interpretando o papel-título de “Rusalka”, obra de  Antonín Dvořák, em montagem dirigida por André Heller-Lopes, com regência do maestro Luiz Fernando Malheiro. O espetáculo será apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e Paolla subirá ao palco na récita principal do dia 22 de novembro, em horário nobre. Antes disso, a jovem participará de um ensaio geral aberto ao público no dia 13, como parte de um projeto voltado para escolas.

Com um papel que demanda não apenas domínio técnico, mas também uma “cor” de voz de específica, a jovem cantora, Paolla, que atualmente cursa a pós-graduação em Ópera no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón de Buenos Aires, destaca-se por sua trajetória ascendente. 

Este ano, a soprano lírico debutou no Colón, durante a gala “Ópera en Zapatillas”, e participou também da gala lírica “Puccini 100”, no Teatro Coliseo. Sua estreia como Rusalka marca o início de uma nova fase em sua carreira, que já promete se consolidar como uma das vozes emergentes da ópera internacional.

“Para mim está sendo uma grande honra poder interpretar este papel no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que além de ser o teatro de ópera mais importante do Brasil, é um lugar reconhecido por toda a América Latina, onde passaram grandes nomes”, conta Paolla. 

Para a cantora, é um privilégio poder fazer este personagem em sua terra natal, Rio de Janeiro, cercada pessoas queridas: “Eu acredito que a Rusalka, não só por sua beleza, mas também por sua especificidade e grau de dificuldade técnica é a coroação de um processo de muitos anos de estudo e dedicação. É um momento único, um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional”, finaliza. 

Rusalka é uma ópera em três atos, com música de Antonín Dvořák e libreto em tcheco de Jaroslav Kvapil, originalmente concebida para a Ópera de Tenerife, na Espanha. A obra flerta com o romantismo alemão ao explorar crises existenciais, além de trazer um toque contemporâneo sob a direção de Heller-Lopes. 

Ficha Técnica:

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cenografia: Renato Theobaldo

Iluminação: Gonzalo Córdoba

Figurinos: Marcelo Marques

Concepção e Direção Cênica: André Heller- Lopes

Direção Musical e Regência: Luiz Fernando Malheiro

Direção Artística TMRJ: Eric Herrero

Serviço:

Rusalka, de Antonín Dvořák

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Datas: 14/11 (estreia), 16/11 e 22/11 – 19h, 24/11 – 17h

Projeto Escola – 13/11 às 14h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/n° – Centro

Duração: 2h30 + intervalo

Classificação: 12 anos

Haverá uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início de cada espetáculo.

Patrocinador Oficial Petrobras

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Fever, Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Consulado Honorário da República Tcheca no Rio de Janeiro, Compatriotas e Amigos da Tchéquia no Rio de Janeiro

Realização Institucional: Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Lei de Incentivo à Cultura

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução. 

About Bruno Gauvain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *