O primeiro álbum autoral de Tom Karabachian se chama curiosamente Barato Abstrato, título que nos sugere “o prazer da sensação do invisível”, como o som das palavras e dos instrumentos numa gravação. “Barato Abstrato” já pode ser ouvido nos aplicativos de música, com distribuição da Altafonte. O clipe da faixa-título vai estar disponível no dia 8 de novembro, no YouTube. Em 13 de novembro, quarta-feira, o cantor, compositor, violonista e ator faz o show de lançamento desse trabalho no Manouche, no Rio de Janeiro, às 21h.
O disco tem dez faixas que, ao final da escuta, exalam um multi-perfume que reflete imediatamente sua geração (a mesma de Duda Beat, Liniker, Bala Desejo e Gilsons), onde a chamada MPB já se misturou tanto que não há mais como defini-la. Rock, frevo, funk, valsa, samba, xote, guarânia, piseiro… A letra P, que sempre foi traduzida como “popular”, deve ser lida hoje como “plural”. E, assim, passamos a celebrar nossa sempre novíssima MPB, a Música Plural Brasileira cada vez mais faminta de sua própria diversidade. É nesse cenário e nesse tempo que surgem as canções de “Barato Abstrato”.
Produzido pelo multi-instrumentista Elisio Freitas, o disco abre com “Sou Assim Até Mudar”, que Mart’nália já tinha gravado lindamente em seu álbum homônimo de 2021 – mas o autor quis nos deixar sua versão intimista e sincera num clima vazio e panorâmico. Um mergulho no abstrato do barato, vindo do mesmo não-lugar de onde saiu a canção seguinte, “Um Coração Só”, música de Tom que ganhou letra amorosa de seu pai, Paulinho Moska. “Já tínhamos o desejo de nos conectarmos artisticamente, o que aconteceu mais forte recentemente. Meu pai é meu grande parceiro em tantas situações da vida, mas ainda faltava ser na música”, conta Tom. A composição remete aos clássicos da bossa nova, com um acento de blues e orquestração de jazz. Musicalmente, é quando o disco explode em arranjo de cordas cheio de belezas, escrito e regido por Dora Morelenbaum (um dos primeiros registros de um arranjo escrito pela Dora), que também assina os arranjos vocais do disco, cantando em quatro faixas diferentes.
Na sequência, o filho retribui a letra de “Um Coração Só”, cantando “Nos Meus Olhos, Pai”, parceria do Tom com o amigo de infância Zé Ibarra (Milton Nascimento, Bala Desejo), em que escutamos uma comovente declaração de amor à figura paterna, chegando até a inverter os papéis de proteção e cuidado. É um outro momento blue, mas nem um pouco triste. O amor aqui pulsa forte. “Zé é, pra mim, como Márcio Borges é para Milton Nascimento. Grande parceiro da vida e da música”, justifica Tom.
Em “Todo Cinza é Blue”, o repertório dá sua primeira guinada, porque ainda que Mestrinho nos carregue no colo com sua melancolia nordestina, surge neste blues também algo do tango e do fado que deixa mesmo tudo cinza, assim como o título da faixa. O imenso Chico César vem em seguida, cantando sua linda parceria com Tom: o xote delicioso “Eu Vivendo Nossa Vida”, que nos oferece novamente a encantadora sanfona de Mestrinho. Somos embalados por uma canção popular, “um romance brasileiro”. Juntos, os dois brincam com a doçura e a densidade que a canção oferece.
A “caetânica” e sedutora faixa-título tem metais quentes, capitaneados pelo trombonista Antonio Neves, que nos sugerem um clima de músicos tocando juntos, como uma fotografia de um momento. “Domingo à Noite” é pura balada pop swingada, que começa com a frase “Não importa aonde vai dar”, continuando a ideia libertária de que “o caminho da construção é o mais importante”. Toda dor é solidão, mas sem muita demora, porque um piseiro pulsante nos coloca de novo a mexer o corpo e a mente com “Ressaca Brasil”, escancarando nosso espelho insaciável por dinheiro e poder: “É tudo ouro… Ou nada em jogo”.
É sabido que depois da chuva sempre surge um raio de sol por trás das nuvens. E essa luz é Mosquito, que canta em duo com Tom o empolgante samba “Pra Toda Gente”, num abraço generoso e camarada, como um carinho de irmão. O disco termina com “Lance Lance”, um carnaval Rita Lee pulsando em um frevo Moraes Moreira, dançando numa festa tropicalista que desemboca novamente em um novo barato, sempre abstrato.
SOBRE TOM KARABACHIAN
Tom Karabachian, além de cantor, compositor e instrumentista, é formado em Artes Cênicas pela UNIRIO e estreou na TV em “Louco Por Elas” (Rede Globo / 2013), minissérie de João Falcão. Fez parte da temporada 2018/2019 de “Malhação – Vidas Brasileiras” (Rede Globo) e, no cinema, foi protagonista de “Fala Comigo”, de Felipe Sholl, com a atriz Karine Teles (vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio 2018), além de ter atuado em “Homem Onça”, de Vinicius Reis. No teatro, interpretou o personagem Beto Guedes no musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem” e integrou o elenco de “Brilho Eterno”, de Jorge Farjalla, ao lado de Reynaldo Gianecchini e Tainá Müller. O artista lançou algumas canções nos aplicativos digitais e, em 2021, o EP “Aviciou”, com cinco faixas. Tom teve duas músicas gravadas por Mart’nália: “Melhor Pra Você”, no “+ Misturado” (2017), ganhador do Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Samba / Pagode”; e “Sou Assim Até Mudar”, faixa-título do disco lançado pela artista em 2021. Os dois primeiros singles do álbum “Barato Abstrato”, “Domingo à Noite” (Tom Karabachian / Leo Quintela) e “Eu Vivendo Nossa Vida” (Tom Karabachian / Chico César), saíram no segundo semestre de 2024.
FICHA TÉCNICA
ÁLBUM: “BARATO ABSTRATO”, de Tom Karabachian
Lançamento: 7 de novembro de 2024
Distribuição: Altafonte
01. Sou Assim Até Mudar (Tom Karabachian)
Elisio Freitas: baixo, guitarra e arranjo
Tom Karabachian: violão nylon e voz
02. Um Coração Só (Tom Karabachian / Paulinho Moska)
Daniel Guedes: 1º violino
Dora Morelenbaum: arranjo de cordas
Elisio Freitas: arranjo
Glauco Fernandes: 2º violino
Iura Ranevsky: cello e arregimentação
Kassin: baixo acústico
Pedro Amaral: viola
Tom Karabachian: violão nylon, arranjo e voz
03. Nos Meus Olhos, Pai (Tom Karabachian / Zé Ibarra)
Estevan Barbosa: bateria
Elisio Freitas: baixo, piano, violão nylon, guitarras, bandolim, arranjo
Tom Karabachian: voz
04. Todo Cinza É Blue (Tom Karabachian)
Elisio Freitas: baixo, violão aço, violão nylon, teclado, viola caipira, charango e arranjo Mestrinho: sanfona
Tom Karabachian: voz
05. Eu Vivendo Nossa Vida / feat. Chico César (Tom Karabachian / Chico César)
Chico César: voz
Elisio Freitas: percussões (shaker, moringa e prato), baixo, guitarra e arranjo
Mestrinho: sanfona
Tom Karabachian: voz
06. Barato Abstrato (Tom Karabachian / Zé Ibarra)
Antonio Neves: trompete, trombone e arranjo de sopros
Dora Morelenbaum: coro e arranjo de coro
Elisio Freitas: baixo, violão, teclados, guitarra, tamborim e arranjo
Estevan Barbosa: bateria
Marcelo Cebukin: sax tenor
Tom Karabachian: arranjo de sopros e voz
07. Domingo à Noite (Tom Karabachian / Léo Quintella)
Aline Gonçalvez: flautas e flauta baixo
Dora Morelenbaum: coro e arranjo de coro
Elisio Freitas: baixo, violão aço, guitarra, sintetizador, percussões (shaker e pandeirola), teclados e arranjo
Estevan Barbosa: bateria
Tom Karabachian: coro, violão nylon e voz
08. Ressaca Brasil (Tom Karabachian / George Sauma)
Antonio Neves: trompete e trombone
Boka Reis: percussões (timbal e congas)
Elisio Freitas: percussão (escova), baixo, programações, guitarras, teclados, arranjo e arranjo de sopros
Estevan Barbosa: bateria
Marcelo Cebukin: sax tenor e sax alto
Tom Karabachian: voz
09. Pra Toda Gente / feat. Mosquito (Tom Karabachian)
Boka Reis: percussões (agogô, pandeiro nylon, xequerê, timbaus, atabaques e surdos)
Duda Melo: programação de surdo
Elisio Freitas: percussões (frigideira, ganzá, cabaça, pratos), teclados, violão nylon, guitarras, baixo e arranjo
Estevan Barbosa: bateria
Dora Morelenbaum: coro e arranjo de coro
Mosquito: voz
Tom Karabachian: voz
10. Lance Lance (Tom Karabachian)
Aquiles Moraes: trompetes
Cadu Libonati: coro
Dora Morelenbaum: coro e arranjo de coro
Elisio Freitas: baixo, guitarras, teclados, arranjo de sopro e arranjo
Estevan Barbosa: bateria
Everson Moraes: trombones
Gab Lara: coro
Marcelo Cebukin: sax alto e sax tenor
Tamie Panet: coro
Tom Karabachian: coro e voz
Gravado entre 2023 e 2024 nos estúdios: Tirinon, 304, Veloso, Marini e Visom
Técnicos de Gravação: Lucca Noacco, Pedrinho “Vovô Bebê” Carneiro, Antonio Nunes e Elisio Freitas
Produzido por: Elisio Freitas
Mixado por: Duda Mello, no estúdio Solomix
Masterizado por: Carlos Freitas, no Classic Master Studio
Arte da Capa: Fernando Blanchart
Foto da Capa: Lucas Nogueira
Fotos de Divulgação: Fernanda Simões
Arte Gráfica e Digital: Fernando Blanchart
Comunicação Digital: Beatriz Costa
Assessoria de Imprensa: Miriam Roia e Vivi Drumond (Somar Comunicação Integrada)
SERVIÇO SHOW DE LANÇAMENTO RIO DE JANEIRO
Tom Karabachian – Show de Lançamento álbum “Barato Abstrato”
Data: 13/11/2024 (quarta-feira)
Local: Manouche
Endereço: Rua Jardim Botânico 983 – Jardim Botânico / RJ
Abertura da casa: 20h30
Horário do show: 21h
Tom Karabachian: voz e violão
João Moreira: baixo
Estevan Barbosa: bateria
Lucca Noacco: guitarra
Antonio Dal Bó: teclado
FICHA TÉCNICA
CLIPE “BARATO ABSTRATO”, de Tom Karabachian
Direção e Roteiro: Lara Coutinho
Fotografia, Ilustração e Motion: Isabella Moriconi
Montagem: João Sucupira
Cor: André Andrade
Produção Executiva e Managemant: Luciano Barros
Direção de Produção: Juliana Amaral
Co-Produção: CosmoCine
Bodyguard: Vinicius Santos
Still: Beatriz Costa
Design Gráfico: Fernando Blanchart
Agradecimentos do Clipe: Guilff – Moda Praia e Fitness, Bernardo Portella, Naná Karabachian, Paulinho Moska, Larissa Bracher e Paulinho Orozimbo