Da multidão que habita o ímpeto artístico da multiplicidade poética da cantora Iria Braga, em quase 30 anos de trajetória, a cantora lança simultaneamente no Brasil, o single e clipe para a música ´´Parede`, composição de Carlito Birolli.
Com produção musical em parceria com Rodrigo Lemos (A Banda Mais Bonita da Cidade, ÀVUÀ, Getúlio Abelha, Jota.pê, Laura Petit, Lemoskine, entre outros), entre o noize e a amplitude vocal que permeia a sonoridade da Iria Braga,´´Parede“ reflete a contemporaneidade sobre o amplo ofício da multiartista.
Com direção fotográfica de Nika Braun, o clipe foi gravado entre São Paulo e Curitiba, onde texturas e sensações ecoam o universo abstrato da música.
´´Parede“ é conhecida do público que acompanha Iria Braga. Principalmente, desde o debut discográfico da artista com o álbum homônino, lançado pela Gramofone e considerado pela imprensa especializada como um dos melhores álbuns contemporâneos.
Embora a música não esteja na faixa do álbum, ´´Parede“ estava presente no setlist do show e se tornou um hino para o público. Tanto, que, pelo canal oficial da artista no YouTube, e em projetos internacionais como o Sofar Sounds, Museu Violeta Parra, Distrito Siete, entre outros, é possível conferir algumas versões especiais.
“Eu e o Carlito Birolli nos tornamos irmãos, é um prazer ter ele na minha vida. Um compositor ansioso no sentido da busca, voraz e apaixonado pela composição. No lançamento do meu álbum, eu incluí ‘Parede’ no show. Desde lá começou a fazer parte do meu repertório afetivo. Tem vários registros das performances. Mas nenhuma, até então, como a versão oficial. Ela foi ficando e o público sempre pedia para lançar”, revela a artista sobre a relação com o compositor e a música.
Segundo Carlito Birolli, a composição é uma encomenda. Entretanto, pela arte do encontro, ´´Parede“, realmente rompeu qualquer complexidade poética. Para ele, quando há uma intérprete, letra e música ganham uma coautoria entre o compositor e a cantora.
“Essa letra foi encomendada pelo João Félix [compositor, produtor cultural e instrumentista], e eu escrevi na hora, em uma parede que eu tinha autografada por amigos e artistas. Tempo depois, eu voltei lá e a parede estava pintada, mas ele havia feito uma cópia. E aí, eu acrescentei uma frase que se tornou o refrão. A Iria sempre me pediu música, mas não queria nada meloso. Intuitivamente eu direcionei essa letra pra ela. No show de lançamento do álbum, a música foi um sucesso, todo mundo gostou, e eu acabei conhecendo muita gente, justamente pela canção“, rememora Carlito Birolli sobre a parede do espaço cultural CASINHA, um dos centros culturais independentes, em Curitiba, desenvolvido por João Félix e Bernardo Bravo.
Embora o arranjo original da canção seja assinado por Indioney Rodrigues, que até então, era apenas para integrar o repertório do show. Quando Iria Braga retornou ao estúdio, após o hiato de 11 anos, ela almejava uma desconstrução estética de ´´Parede“.
Foi quando a parceria pontual entre ela e Rodrigo Lemos transmutou a estética da música. ´´Parede“ apresenta camadas sonoras que possibilitasse uma fusão entre o eletrônico e o intimista. Com a inserção de samples, pads e programações, a sonoridade provoca narrativas abstratas e sensações ambíguas da contemporaneidade.
Do arranjo que nasce a partir da voz e da respiração de Iria Braga, ´´Parede“ é atravessada por camadas, como um prisma que iridesce ao sentir o timbre da artista. A música fala sobre o “eu profundo e os outros eus”, a solidão e a multidão num quase estado antagônico.
“Nos deparamos com várias referências e coisas que a gente gosta em comum e que eu não poderia imaginar. Isso ficou impresso no single. É nítida toda a investigação e pesquisa com várias referências da Iria que enriqueceram o processo da produção. É uma canção muito direta e imersa em uma ambientação densa e complexa. Representa muito bem esses interesses que estávamos buscando”, reflete Rodrigo Lemos sobre a produção musical em parceria com Iria Braga.
Sobre o clipe
(Foto: Divulgação)
Entre a palavra escrita e a falada, segundo Iria Braga, ´´Parede“ tem uma imagem sonora como se de fato houvesse uma parede sendo quebrada. E de fato há. Um poema da GL – que também participa do clipe – traz outra conotação a estética visual ao clipe e transforma os cenários urbanos em um mural.
Aliado ao terrorismo poético, identitário em toda obra da GL, ela transmuta os espaços em possibilidades artísticas. Assim, a própria poesia que estampa as costas da Iria é a capa do single: escrevo à mão assim as palavras conseguem tocar.
Para transpor todas as paredes, entre as palavras, poéticas e camadas, Nika Braun soma ao conceito visual e assina a obra audiovisual como diretora de fotografia. “Foi uma experiência única gravar o clipe entre São Paulo e Curitiba. São duas cidades embasadas em concretos, com formas abstratas. A música traz estas sensações e texturas”, compara Nika.
Contudo, para que o clipe acontecesse, tanto operacionalmente quanto taticamente, Nika Braun precisou voltar ao Brasil paralelamente à pandemia, e Iria Braga minuciosamente realizava todas as operações de logística, entre o Brasil e os EUA.
“Tudo se deu pela internet até de fato fecharmos o roteiro e irmos gravar em São Paulo e Curitiba, em fevereiro de 2021. Ou seja, há três anos.
E muita coisa aconteceu. Eu fui para os Estados Unidos e quase engavetei o trabalho, justamente pela dificuldade em coordenar um projeto inteiramente sozinha”, recorda Iria Braga.
E como a própria letra de ´´Parede“ evoca, Iria Braga carrega a sua própria multidão, e realizou não apenas a produção da música como também a do próprio filme. “O clipe tem muitas camadas de compreensão, é uma orquestração. Os elementos expressam a minha ânsia além corpo. É sobre essa multidão que me habita refletida no meu trabalho”.
OUÇA AQUI
ASSISTA AO CLIPE DE PAREDE AQUI
MATERIAL DE DIVULGAÇÃO AQUI
Ficha Técnica single ´´Parede“
Produção Musical: Rodrigo Lemos e Iria Braga
Voz: Iria Braga
Músico: Rodrigo Lemos
Instrumentos: samples, pads e programações
Arranjo: Rodrigo Lemos
Produtora fonográfica: Iria Braga
Composição: Carlito Birolli
Mixagem e Masterização: Guigo Berger
Produção Executiva: Luciano Moro
Capa: Tom Martinez.
Assessoria de Imprensa: Cabana Assessoria
Estúdio de Gravação: Arnica Cultural e Estúdio João Marcelo Gomes
Ficha Técnica Clipe ´´Parede“
Produção Geral: Iria Braga
Direção de fotografia: Nika Braun
Iluminação: Victor Sabbag
Maquiagem: Vivian Reimann
Operador de Drone: Felipe Espíndola
Making Of: Anna Coelho
Figurino (paletó – moda autoral): Marcos Manzutti
Figurino: Acervo Iria Braga
Edição e Montagem: Décio Nossol
Assistência de Produção: Rhenan Queiroz
Cabelo: Cristopher Gegembauer
Poema: Giovanna Lima
Assessoria de Imprensa: Cabana Assessoria
Apoio: Brechó Gabinete Bardot
Agradecimentos: Ricardo Janotto, Alexandra Scotti, Rosana Stavis e Marcos Damaceno, Midori Ohata, Luciano Moro e Chico Paes.