Iria Braga rompe hiato em 11 anos e anuncia novo single e clipe 

Em agenda pela Europa, a cantora Iria Braga anunciou pelas redes sociais o lançamento do seu novo single e clipe, após o hiato de 11 anos. Para celebrar a fase que antecede os 30 anos de trajetória, a multiartista lança em 04 de novembro o single e clipe de´´Parede“. Faça o pré-save do single aqui e do clipe aqui

Com produção musical assinada por Rodrigo Lemos (A Banda Mais Bonita da Cidade, ÀVUÀ, Getúlio Abelha, Jota.pê, Laura Petit, Lemoskine, entre outros) em parceria com Iria Braga, a composição de Carlito Birolli ganha clipe com direção fotográfica de Nika Braun. 

Fora de qualquer clichê da indústria fonográfica, e até mesmo do convencional, a letra da música foi escrita literalmente em uma parede. Segundo Carlito Birolli, a composição é uma encomenda. Entretanto, pela arte do encontro, a canção realmente rompeu qualquer complexidade poética. 

´´Parede“ é conhecida do público que acompanha os shows da Iria Braga, principalmente, desde o début discográfico da artista com o álbum homônino, lançado pela Gramofone. Considerado pela imprensa especializada como um dos melhores álbuns contemporâneos, à época, o jornalista e crítico musical Nelson Motta enalteceu a potência da artista com a sua estreia. 

‘As pessoas me perguntam sobre os meus discos e elas ficam em choque quando se dão conta que eu tenho apenas um gravado. Embora eu tenha várias colaborações e participações em projetos nacionais e internacionais, eu não gosto muito de ir para o estúdio. Eu sou uma artista do palco, da cena . Sou atriz e todas as narrativa que o  teatro propõe para ampliar a música me fascina”, reflete a cantora.  

Porém, entre as diversas versões de ´´Parede“ captadas pelo público e em projetos especiais disponíveis pelo YouTube, a parceria entre Iria Braga e Rodrigo Lemos será lançada oficialmente em 04 de novembro, pelas plataformas de streaming. O clipe será divulgado simultaneamente pelo canal da artista. 

“O primeiro álbum abriu diversas portas. Mas como eu arquei com todos os custos da gravação, todas as vezes que surgia uma oportunidade de ir para o estúdio, eu já pensava em todos os contratempos financeiros e técnicos, ou surgiu um novo projeto. Como eu prezo pela qualidade, as pessoas me cobram muito por lançamentos, e agora, temos ´Parede`, para celebrar este novo momento”, promove. 

SOBRE IRIA BRAGA 

Considerada como uma das principais vozes da música popular contemporânea do sul do Brasil pela sua desenvoltura nos palcos da América Latina, América do Norte e Europa, Iria Braga celebra ao longo de quase 30 anos de carreira, diversos momentos e fases da sua trajetória entre a música, cinema, artes cênicas e TV.

Despontou na cena musical com o álbum homônimo lançado em 2013 conquistando seu espaço com autenticidade, versatilidade e reconhecimento de nomes icônicos da música brasileira.

Ao receber elogios do jornalista, compositor e produtor musical Nelson Motta e do saxofonista cubano Paquito D`Rivera, a cantora foi convidada para se apresentar em diversos palcos pelo mundo. 

No Brasil, esteve ao lado de artistas consagrados de diversas gerações, desde a tropicália, samba, MPB e jazz, Iria Braga cantou com Jorge Mautner, Fabiana Cozza, Carlos Dafé, Diogo Nogueira, Otto, Paulinho Moska, Rodrigo Maranhão e Idriss Boudrioua.

Reconhecida e premiada com honra ao mérito pela sua contribuição à arte e cultura pelo Governo do Paraná, Iria Braga é formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e também pelo Colégio Estadual do Paraná, quando iniciou profissionalmente a sua trajetória como atriz. No cinema atuou com o indicado ao Oscar ®, o cineasta brasileiro Aly Muritiba. 

Pela TV, Iria Braga foi destaque como condutora do programa ´´É-Cultura“ realizado e produzido pela TV Paraná Educativa, onde apresentou e entrevistou ao longo de cinco anos, centenas de personalidades da cena cultural nacional e internacional.

Pelas plataformas de streaming, o álbum ´´Iria Braga“ (2013/Gramofone), é composto por nove faixas, com destaque para célebres canções da música brasileira, entre elas, “Peito Vazio” de Cartola e Elton Medeiros, “Crotalus Terrificus” de Arrigo Barnabé e Paulinho da Viola; “Baião de Mato”, Iria Braga busca referências da sonoridade tradicional nordestina, em parceria com a multi-instrumentista e compositora brasileira radicada na Holanda, Elizabeth Fadel. Outras parcerias também estão disponíveis pelos serviços de streaming.  

Pelo YouTube, além de diversas performances internacionais como o show a convite da Embaixada do Brasil no Chile, para o Museu Violeta Parra, e para projetos como o Sofar Sounds, pelo canal oficial da artista, também é possível assistir clipes, entrevistas e versões exclusivas de músicas que evocam a personalidade efusiva de Iria.

About Bruno Gauvain

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *