4 procedimentos para você fazer nos dias quentes

Especialista também explica quais tratamentos devem ser postergados para estações mais frias

O verão vem chegando e com ele a preocupação com a aparência, o calor traz a necessidade de aumentar a autoestima e assim a busca pelos procedimentos estéticos cresce. De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil está na segunda posição entre os países que mais realizam procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

“Certos procedimentos estéticos devem ser evitados durante o verão, o calor intenso, o sol forte e a alta temperatura, que é são características principais da estação, podem prejudicar a saúde do paciente, por exemplo, o peeling deixa a pele extremamente sensível, a depilação a laser pode causa uma queimadura quando há uma exposição ao sol, por isso há tratamentos que são mais indicados para fazer durante esse período longo de calor”, explica a especialista em procedimentos estéticos Daniele Melo.

A profissional separa os 4 procedimentos mais recomendados para fazer no verão, assim podendo aumentar a autoestima sem correr riscos.

1. Toxina Botulínica
O tratamento conhecido popularmente como Botox é um dos mais indicados para fazer durante o verão, por não ser tão invasivo e por também ter um pequeno período de recuperação após sua realização, com isso não são impedidas as visitas nas praias e nas piscinas, além de ter uma aplicação simples e rápida.

“É um dos procedimentos mais famosos do mercado de estético e o mais feito entre os pacientes, apesar de sua fama nem todos sabem o seu benefício. A sua aplicação é indicada para quem buscar amenizar as linhas de expressão e as rugas mais profundas do rosto, ou seja, ele serve suavizar sinais comuns do envelhecimento. Por isso, atua nos famosos pés-de-galinha, que são as linhas nos cantos dos olhos; no bigode chinês, que aparece ao redor dos lábios; e nas linhas horizontais na testa. Pode durar até seis meses e há o relaxamento da musculatura do local após dois ou três dias de ser feita a aplicação”, afirma Daniele.

2. Bioestimuladores de colágeno
A profissional explica que o tratamento é recomendado para amenizar as rugas e as linhas de expressão facial, isso acontece porque os bioestimuladores estimulam a produção de colágeno, que existe naturalmente no corpo mas sua produção vai sendo diminuída ao longo dos anos, devolvendo a firmeza da pele, e consequentemente, diminuindo a flacidez facial.

“Muitas pessoas acham que os bioestimuladores de colágeno só podem ser aplicados no rosto, mas na verdade é um tratamento que pode ser feito no corpo, muitas mulheres aplicam no bumbum, por exemplo, para melhorar o aspecto da pele, principalmente para quem tem celulite no local, e também para melhorar na sustentação, dando uma firmeza maior”, Daniele pontua.

3. Lip Glow
A exposição ao sol quente, as altas temperaturas e a falta de cuidados com a boca, um local que raramente possui um passo na rotina de skincare, proporcionam um alto ressecamento dos lábios, causando a rachadura do local, pelinhas soltas e até mesmo sangramento, dependendo do nível de desidratação.

“Em certos casos, o uso de regeneradores labiais podem até demorar a fazer efeito por conta do ressecamento intenso, a técnica Lip Glow leva uma hidratação profunda para o local, deixando os lábios mais macios além de também deixá-los mais volumosos. A secura e a rachadura da boca, que são os sinais principais dessa desidratação do local, também são revertidos. É um procedimento que realiza um tratamento e também devolve a beleza da boca”, recomenda Daniele.

4. Dermaplaning
Um dos procedimentos que mais viralizam nas redes sociais, possui a sua fama mas também há muitas dúvidas e informações falsas a seu respeito. Daniele explica como funciona:

“A técnica consiste em em retirar a penugem natural do rosto e tirar as células mortas do local, consequentemente, é possível ter uma pele mais sedosa, macia e viçosa. O procedimento é feito com uma lâmina semelhante a um bisturi cirúrgico, ao ser passado na pele, uma suave esfoliação é feita na camada superior de células mortas da pele e também há a retirada de pelos finos. Por ser um procedimento não invasivo, é bastante recomendo para se fazer no verão já que não é preciso de repouso após realizá-lo.”

A profissional alerta sobre o Dermaplaning, segundo ela, muitas pessoas acreditam que por ser um procedimento mais simples podem fazer em casa, mas é preciso ter cautela para não causar danos a barreira de proteção da pele.

Crédito: acervo pessoal.

About Bruno Gauvain