Alessandra Silva fala sobre o lado bom e ruim em largar tudo por um sonho

Empresária que teve sua vida pública mudada após decidir se esforçar para levar seus sonhos adiante, nos dará dicas do que é bom e o que é ruim nessa nova trajetória.
Além, de blogueira em tempos livres a cuiabana, que tem muita influência em Goiânia, feita pelo bom relacionamento com outras blogueiras e empresárias da moda.
Lelê como é conhecida pelos seguidores e amigas, conta que não gostava de dividir sua vida; “ Aconteceu tudo muito rápido, participei de uma live com infuluenciadoras famosas, me deparei com várias mulheres seguindo e interagindo”. Ela conta que teve a oportunidade de ser uma blogueira e sobreviver disso ou levar o sonho de ser empresária, após, trabalhar 15 anos numa empresa do ramo privado, ela decidiu ser sua própria chefe. “ Gosto de pessoas, eu sempre fui boa em saber ouvir, mas confesso que não sou boa em ser uma influenciadora digital, prefiro tentar ajudar de alguma forma, quando me procuram para dicas, eu tento que a pessoa não se preocupe com padrões posto num mundo de mentira, mas que sejam elas mesmas”. Alessandra Silva diz que não pretende deixar o sonho de ser empresária a atrapalhe de continuar sendo blogueira, e que tem planos em ajudar pessoas a crescer com a medida que ela alcançar seus sonhos.

Prós e contras de se tornar sua própria chefe
“ Você pode idealizar ser seu próprio chefe, imaginando total liberdade e receita imparável. Mas nem sempre é sol e rosas. A liberdade profissional é uma faca de dois gumes: você define seu próprio horário e aumenta seu potencial de ganhos , mas também assume todos os riscos .
Ela nos relatou alguns prós e contras que vale a pena considerar antes de começar. 

Maiores ganhos

Eu pude achar mais difícil construir uma renda estável em comparação com aceitar um salário de um empregador. Mas escolher clientes, entender o valor de cada um e gerenciar meu tempo e custos com eficiência poderá oferecer segurança financeira mais rapidamente do que subir na escada corporativa.

Horário flexível

“ Mesmo sendo autônoma não estou acima das restrições de tempo- eu ainda tenho prazos e clientes que esperam que eu responda e esteja disponível durante o tempo todo, mas tenho a liberdade de ajustar minha programação ou fazer uma pausa quando quiser.”

Aumento da felicidade
“ O novo desafio afetou minha felicidade- Quando estamos feliz no trabalho, isso reflete em outras áreas da vida.” Ela complementou que trabalhar em algo que gosta encheu sua vida de mais significado e propósito.

Mais realizações
“Começar um negócio é um trabalho assustador – e impressionante. Ao longo do caminho, você alcançará tantas coisas que nunca pensou serem possíveis, e atingir essas metas alinhadas aos interesses pode melhorar seu bem-estar emocional . Você provavelmente também experimentará um aumento de confiança que o motivará a continuar em frente, realizando cada vez mais à medida que avança. “

Desvantagens
Progressão lenta
“Para quase todas as empresas, os primeiros anos são difíceis.Obter um retorno sobre o investimento e tornar-se lucrativo leva cerca de 1 a 4 anos.E se você nunca fez isso antes, a curva de aprendizado é íngreme, encontrar clientes é lento e conquistar a confiança deles exige tempo e esforço. Pode demorar um pouco até que você esteja colhendo as recompensas financeiras.”
Maiores responsabilidades
“Ser seu próprio chefe pode significar ser seu próprio:
• Contador
• suporte de TI
• Gestor de projeto
• comerciante
• vendedor
• Representante de atendimento ao cliente
• Coordenador de Logistica
Dependendo de suas finanças, pode ser necessário contratar ajuda. Mas mesmo assim, no começo, é você que todo mundo vem com perguntas, e isso é muita responsabilidade. Você vai querer entender vários aspectos comerciais cruciais para carregar esse peso com eficiência. “
Renda inconsistente
“Trabalhar por conta própria o torna mais vulnerável a mudanças no mercado ou incidentes dispendiosos. Se um grande contrato cair repentinamente, uma recessão chegar ou a concorrência dominar o mercado, você sentirá isso financeiramente. Antes de começar, crie um plano financeiro robusto com amortecedores para contratempos inesperados.”
Você ainda responde a alguém
“Ser seu próprio chefe não significa que você trabalha no vácuo. Em última análise, seus clientes ou clientes são seu chefe. Embora você possa experimentar um pouco mais de agência em relação à sua programação, as necessidades deles devem ser a principal prioridade para o sucesso do seu negócio. “

Alessandra finaliza com 05 dicas que ela utiliza para essa nova fase da sua vida.

1. “Paciência: o sucesso não é linear e você provavelmente falhará , cometerá erros e passará por contratempos. Praticar a paciência ajuda a desenvolver uma mentalidade resiliente , manter a calma e aceitar os desafios como parte do processo de crescimento .”
2. “Autodisciplina: Com tanta responsabilidade em seus ombros, você deve permanecer disciplinado para seguir em frente. Especialmente no início, se você escorregar ou perder muito trabalho, não há ninguém para culpar a não ser você mesma– e vários prazos ou objetivos perdidos podem afetar muito o sucesso do seu negócio.”
3. “Organização: as empresas têm tantas partes móveis, e a única maneira de permanecer no caminho certo e fazer malabarismos com todas as funções que assumiu é se você for organizado. Fortes habilidades de organização ajudam você a manter o foco e a tarefa, lembrando-o de obrigações importantes. “
4. “Visão futura: Para se manter motivado e entender por que você está fazendo o que está fazendo, você nunca deve esquecer o quadro geral. A mentalidade futura também garante que você considere fatores importantes de longo prazo, como o desenvolvimento de uma indústria ou público-alvo.”
5. “Empatia: a chave para o seu sucesso é construir relacionamentos positivos – seja com clientes em potencial ou networking com outros profissionais. E a empatia ajuda você a mostrar interesse genuíno no que seu público-alvo deseja ou no que essa conexão profissional diz.
Fazer com que as pessoas se sintam ouvidas e compreendidas aumenta sua simpatia e, por sua vez, aumenta a chance de um cliente em potencial se inscrever ou um contato de rede considerar você para uma oportunidade futura.
Além disso, você entenderá melhor como entregar algo valioso para sua base de clientes ou vender seus serviços para um contato. “

“Começar um negócio é assustador, mas o trabalho duro compensa. Ser seu próprio chefe significa que você ganha a liberdade de desenvolver um fluxo de trabalho e um cronograma que funcionem para você. E você está buscando algo significativo, o que significa que nunca está perdendo seu tempo ou se sentindo sem propósito.
Além disso, o desenvolvimento profissional que você obterá com essa experiência é o próximo nível – você está se tornando uma pessoa mais resiliente, habilidosa e autêntica a cada passo.”

About Bruno Gauvain