Um jeito de praticar yoga suave e gentil para todos
Que tal fazer Yoga de um modo gentil, suave, restaurativo e meditativo usando materiais e objetos de apoio? Essa é a proposta do projeto Yogue-se, que leva relaxamento físico, mental e emocional ao colocar o praticante em contato consigo mesmo, com sua respiração e com as sensações corporais a partir de auto massagens, relaxamento conduzido, posturas simples, seguras e acessíveis de serem realizadas em casa ou no trabalho.
Criado pela instrutora de yoga e meditação Sushiila Leal com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Lei do ISS, Bioxxi Esterilização, CREB (Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo) e CETEC Segurança e Vigilância Patrimonial, o projeto Yogue-se oferece gratuitamente no Youtubepráticas que integram o Yoga Nidra para relaxamento mental e a Iyengar Yoga, cujas posturas são realizadas com o suporte de objetos conhecidos como “props”.
Durante a prática ministrada por Sushiila Leal, o praticante utiliza blocos, travesseiros, mantas, faixas, cordas, cintos, cadeiras, tapetes, colchonetes e almofadas. Os acessórios ajudam a progredir nas posturas, gradualmente e com segurança.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2019 mostraram que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, sendo um dos líderes em pessoas com depressão, cenário intensificado nos últimos anos.
O cenário ‘ansioso’ do Brasil está enraizado nas diferenças sociais: muitos não têm renda suficiente para terminar o mês; as pessoas trabalham muitas horas por dia; a população vive sob a pressão de metas desrespeitosas no trabalho; violência social; imediatismo; economia e saúde cheia de incertezas que geram insegurança emocional.
É nesse contexto que a yoga se aplica. O projeto Yogue-se nasceu em 2020, período pandêmico de Covid-19, quando Sushiila Leal percebeu que as pessoas precisavam conhecer maneiras mais simples de se conectarem consigo mesmas e o ambiente online estava sendo amplamente utilizado.
Diante da oportunidade, Sushiila Leal uniu técnicas de Yoga Nidra e Iyengar Yoga oferecendo, assim, yoga meditativa e restaurativa na qual as pessoas pudessem se beneficiar de forma fácil.
A jornada yogue de Sushiila Leal, começou em 1999, quando ela foi iniciada nos ensinamentos do mestre Shrii Shrii Ánandamúrti, fundador do Ánanda Márga (“O Caminho da Bem-Aventurança“).
Praticante de yoga e meditação há 24 anos, Sushiila Leal é instrutora desde 2003, quando fez sua primeira formação.
Ela realizou aulas no maior centro de yoga do Rio de Janeiro, o Espaço Nirvana, que abriu as portas em 2004 e encerrou as atividades em 2017.
A instrutora de yoga e meditação também participou em 2012 de um projeto realizado pelo Canal Futura, no qual ensinava posturas fáceis para serem feitas em casa visando o bem-estar.
Certificada em Iyengar Yoga, técnica baseada nos ensinamentos de B.K.S Iyengar, conhecida por visar a acessibilidade e alinhamento corporal, atualmente, Sushiila Leal se dedica ao projeto “Yogue-se” com práticas e posturas de yoga restaurativas disponibilizadas no Youtube. Inscreva-se gratuitamente no canal clicando no link https://www.youtube.com/@yogue-se
As práticas do projeto Yogue-se têm o objetivo de integrar corpo, mente e espírito e quando isso acontece o praticante encontra a harmonia e o bem estar. Também é um importante momento de dedicar um tempo para si mesmo, fortalecer o corpo, massagear os órgãos internos, melhorar a respiração, reduzir estados de ansiedade e depressão.
O despertar para uma nova forma de “levar a vida” ficou latente durante a pandemia da Covid-19. Mas, passada a fase crítica da proliferação do coronavírus (SARS-CoV-2), voltamos aos dias cada vez mais acelerados e estressantes.
Sendo assim, literalmente, parar para respirar e tomar consciência do EU interior, encontrar a paz e a tranquilidade em um ambiente calmo e acolhedor é fundamental.