Especialistas dão dicas das melhores combinações para trazer boas energias aos pequenos
Uma das tradições do Réveillon é usar roupa branca na virada do ano. Alguns adultos, no entanto, preferem apostar em cores mais vibrantes, como o vermelho para atrair um amor ou o amarelo em busca de prosperidade. E será que vale a pena escolher também as cores das roupas que vão ser usadas nas crianças? Para a numeróloga Vanessa V’idāl, que segue a linha da numerologia cabalística, é interessante conhecer as características das cores que estão associadas ao ano de 2023 para usar na garotada. Ela diz que cada número está associado a uma cor e, pensando nisso, é possível fazer combinações de acordo com o objetivo que se busca para a criança no ano que se inicia.
“A numerologia cabalística não estuda os números de forma quantitativa, mas de forma mística e qualitativa. Estuda como números influenciam na nossa personalidade e no nosso dia a dia e como a gente pode direcionar as nossas escolhas com intenção. O importante é usar a indicação de números e cores de forma consciente, visando um equilíbrio energético”, explica.
Vanessa conta que trabalha com a energia de 11 números: 1 a 9 (números elementares); 11 e 22 (números mestres). No caso dos anos, os ciclos são de 9 anos.
“Se você quiser saber a energia do seu ano pessoal, a numerologia tem o cálculo específico para cada pessoa, mas visto de uma forma universal, como quando a gente se refere a uma data no calendário, no caso o ano de 2023, a abrangência da numerologia seria o número 7. Para chegar a esse número, a gente soma cada algarismo: 2+0+2+3=7. O zero não conta na soma, mas potencializa. Por isso é a energia do número 7 que a gente vai abordar a partir de 1º de janeiro”, afirma.
Violeta é a cor associada ao número 7
O número 7 está ligado à cor violeta, lilás. “É uma cor que fala de transmutação, de sabedoria, fé, dos aspectos ligados ao mistério e espiritualidade. Então vai ser um ano muito voltado para tons de comunhão do espírito com a matéria… um ano místico. Violeta é uma cor voltada para busca de autoconhecimento, da sua essência… No caso das crianças, é uma cor que acalma”, completa.
Regência da lua e o uso de prata, branco ou cinza
A especialista diz que na astrologia, o ano de 2023 vai ser regido pela Lua. Então, uma opção para a garotada é combinar o violeta ou lilás com prata, branco ou cinza, cores associadas à lua.
“Você não precisa estar todo de violeta, pode usar junto com uma dessas cores. O lilás ou violeta pode estar num acessório, no perfume de lavanda ou em uma pedrinha de ametista. E se você não tiver nada nessa cor, ela pode estar no seu pensamento”, ensina.
Explore as cores do Arco-íris
A numeróloga dá outra dica boa para a meninada. “No estudo do budismo são 7 dias da semana, 7 notas musicais, 7 chakras básicos, 7 guardiões, mas para o universo infantil são as 7 cores do arco-íris. Dentro dessa união do fogo (sol) com a água (chuva) a gente tem a criação desse prisma, as 7 cores que são o arco-íris, que lembram o lúdico, uma cor que cria efeito degradê com as outras cores. Então, as crianças que usarem os tons do arco-íris vão estar sempre muito antenadas com a proposta desse ano 7”, revela.
Reafirmando o poder do branco – número 9
Vanessa também comenta a tradição de usar o branco. “Acaba sendo na nossa cultura uma forma de trabalhar os aspectos ligados à pureza, à paz, harmonia… é uma energia que traz essa quietude, energia de pacificação. Na numerologia, o branco representa o número 9, que trabalha os valores de maturidade, elevação e nobreza espiritual. É a casa das Relações Internacionais e, por isso, o branco vai falar da universalidade porque é justamente a união de todas as cores, união desses propósitos dentro da nossa elevação. A cor está ligada a esses valores mais nobres: a doação, a caridade, a generosidade e a gentileza. A gente usa o branco pedindo paz”, acrescenta.
Dourado com branco
Outra cor ligada ao número 9 é o dourado, que é a cor voltada para o processo alquímico da transformação do homem de chumbo em homem de ouro. “É aquele metal que não se corrompe, que é maleável, puro, nobre e elevado”. Para Vanessa, a combinação do branco com dourado também vale para crianças e adultos.
Cores e literatura
Na literatura, as cores também podem trazer boas energias para os pequenos. No livro “O menino que descobriu as cores”, da editora Colli Books, o protagonista Jorginho faz descobertas divertidas na casa da avó Sofia, ao misturar as cores primárias, dando origem às secundárias. Conforme as novas cores vão surgindo, vó Sofia ensina ao garoto muitas curiosidades. A obra foi escrita pela jornalista Tais Faccioli, em parceria com seu filho Tiago. Assim como a numeróloga Vanessa Vidal, Tais também acredita que as cores podem influenciar na vida das pessoas.
“O livro mostra um pouco essa ideia. Quando o personagem Jorginho mistura o azul com o vermelho e descobre o roxo, a avó ensina que muitas flores têm a cor roxa, como a Hortência, a Flor-de-lis, o Amor-Perfeito. E mostra que elas geralmente estão ligadas aos sentimentos bons, ao amor e à calma. Já quando ele descobre a cor laranja ao misturar o vermelho com o amarelo, a avó lembra que essa é a cor do pôr-do-sol, de alguns legumes, frutas, flores, peixes e é também a cor da energia, da aventura e da diversão”, conta Tais.
Depois de saber que a cor universal de 2023 é o violeta, a jornalista já faz planos de incluir algum acessório neste tom na roupa do réveillon. Já o filho Tiago vai usar o tradicional branco.
Além de 7 e 9 que já mencionamos, conheça as energias dos outros números e faça as suas escolhas:
Cor associada ao número 1 – vermelho – aquele que inicia, abres os caminhos, fala do guerreiro, de Marte, do impulso, da iniciativa para você dar o primeiro passo, para conquistar. Está ligado à garra e ousadia.
Se a criança já tem um temperamento mais intempestivo, é bom evitar o vermelho, mas se a criança tem um temperamento mais quietinho, que falta uma iniciativa, o vermelho pode dar força, vontade e coragem.
Cor associada ao número 2 – laranja – energia que vai aterrar, cor que vai trazer a misturinha do 1 (vermelho) com o 3 (amarelo). É terra com água; emoção, intuição. O 2 é uma das cores mais voltadas para confiança. É uma cor equilibrante.
A cor laranja estimula a criatividade e a alegria de viver de forma equilibrada.
Cor associada ao número 3 – amarelo – cor muito ligada à criança, à alegria, à comunicação, expressão, criatividade e entusiasmo. Ele cria e renova; dá um impulso; faz crescer.
Crianças na luz do amarelo gostam naturalmente de interagir e de se comunicar. A cor estimula a atenção, a criatividade, o foco e a interação social.
Se a criança é tímida e está precisando de ânimo, usar uma combinação com o amarelo é indicada.
Prosperidade e inteligência também estão ligadas ao número 3.
Cor associada ao número 4 – verde – energia ligada à saúde, natureza, esperança. É uma cor que traz muito ao centro, para a organização e disciplina.
É uma cor bacana para se trabalhar todas as hiperatividades. É aquela cor que coloca ordem no caos. Para crianças são as pedras mais indicadas: quartzo verde.
Cor associada ao número 5 – azul turquesa – cor que vai falar de auto-expressão, de questões ligadas à comunicação, mas associada aos prazeres. É aquele que quebra regras, que quer priorizar sua liberdade. Adora viajar, vivenciar os 5 sentidos, os prazeres. É aquele que não gosta de quem o limite. Então, pode gerar excessos com comida, bebida e, no caso das crianças, com guloseimas. É aquele que brinca sem obedecer limites. É a criança que se expõe, não tem medo de críticas, é rebelde.
Na numerologia, é preciso olhar qual seria o azul mais equilibrante para esse ciclo, como vivenciar a liberdade que o 5 preza, mas com responsabilidade? Essa cor é o azul turquesa (azul esverdeado) e aí pode usar sem moderação.
Cor associada ao número 6 – cor do ano que está terminando. É o azul índigo, azul anil, azul marinho, do jeans mais escuro. O 6 vai trabalhar muito o equilíbrio, o sexto sentido, a intuição. É uma cor boa para quem busca equilíbrio com espiritualidade.
O jeans é sempre bem recebido, tem uma durabilidade, muito voltada para a natureza também… o oceano que vai se aprofundando e acolhe.
Cor associada ao número 8 – rosa – a energia do número 8 está muito ligada ao poder, à transformação, à inteligência emocional, ao poder pessoal e ao poder material.
É a cor da criança que também tem o seu poder pessoal. Desde pequena, já tem um temperamento voltado para desejo e realizações, já é um líder. O 8 tem essa natureza de desejo e ações realizadoras.
A energia desse poder é ligada a vários tons de rosa, mas principalmente fucsia, que é o rosa mais fechado, com tom de vermelho e até uma pincelada de azul.
Para a criança, vale para aceitar as transformações da vida, mas também evitar ser vítima. É um número muito poderoso.