Procedimento feito nesta segunda-feira (19) reafirma posição da instituição como referência nacional e mundial O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) alcançou a marca de 500 transplantes de pulmão realizados desde o início da série histórica, há 32 anos. O quingentésimo procedimento foi um transplante pulmonar bilateral (quando os dois pulmões são transplantados) realizado na manhã desta segunda-feira, 19 de dezembro, em uma paciente que sofria de bronquiectasia, doença pulmonar grave e irreversível.
“Poucos lugares no Brasil fazem transplante de pulmão e poucos com alto volume, o InCor é um deles e temos trabalhado fortemente nisso. Para nós, chegar no procedimento de número 500 é um grande marco. Temos feito mais de 30 cirurgias por ano, por vezes chegando perto de 40, o que nos coloca entre os serviços que mais realizam transplante pulmonar no Brasil e no mundo”, afirma o Prof. Dr. Paulo M. Pêgo Fernandes, diretor da Divisão de Cirurgia Torácica do InCor.
A equipe responsável pelo procedimento foi chefiada pelo Prof. Dr. Paulo M. Pêgo Fernandes, diretor da Divisão de Cirurgia Torácica e pelo Dr. Lucas Matos Fernandes, coordenador do Programa de Transplante de Pulmão do InCor, e foi formada pelos cirurgiões assistentes Dr. Luis Gustavo Abdalla e Dr. Flavio Pola dos Reis.
Sobre o InCorO InCor é um hospital público de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Além de ser um polo de assistência – desde a prevenção até o tratamento, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação. O Incor é parte do Hospital das Clínicas e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. Para a manutenção de sua excelência, o Instituto tem suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos.