Residenciais para idosos oferecem permanência por temporada

Fim de ano, férias, alta temporada… tempo de descansar, encontrar amigos, socializar, fazer atividades diferentes. Essa é a realidade de muitas pessoas nessa época do ano. No entanto, quando se trata do público idoso é necessário atentar-se à estrutura e serviços oferecidos de locais como hotéis, que nem sempre possuem as adaptações e atividades adequadas.

Pensando nisso, os residenciais Península, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, Cora Residencial Senior, Ciai e Vivace, localizados na cidade de São Paulo e Bem Viver, no interior do estado, todos da BSL Saúde, oferecem a modalidade de permanência por temporada, ideal para idosos que necessitam de um local seguro e confortável durante os períodos de férias da família ou do cuidador, para recuperação cirúrgica ou simplesmente para sair da rotina. Os pacotes oferecem a permanência a partir de 5 dias e serão vendidos em condições especiais, que são válidas para fechamento de novembro até 31 de dezembro de 2022, com data de entrada no residencial até 31 de janeiro de 2023.

Em uma das raras entrevistas concedidas aos jornalistas, a atriz norte-americana Frances Mac Dormand, de 63 anos, vencedora de muitos prêmios ao longo da carreira, entre os quais três Oscars (incluindo o de melhor atriz em 2021), disse: “ao envelhecer, você ganha o direito de ser leal a si mesmo”.

A frase é uma reflexão sobre as transformações das emoções e expectativas humanas durante a vida e, neste contexto, traz a lealdade a si mesmo como um “bônus” das experiências adquiridas, bem como da maturidade que herdamos a cada soprar de velas.

E foi justamente essa plenitude de sentimentos que levou a hoje residente da Cora Residencial Senior, Dorothy Baldoini Covolo, de 80 anos, para sua primeira experiência no local, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Dorothy chegou à unidade do Tatuapé inicialmente para uma curta temporada, buscando se recuperar de uma queda e planejando passar apenas alguns dias, porém resolveu ficar em definitivo. O motivo? “Aqui me sinto alegre, feliz, cheia de companhias e amigas”, conta a residente, que define sua moradia como “uma casa de abraços e palavras de amor.”

“Passar uma temporada” é uma das modalidades de permanência dos residenciais e é ideal para idosos em períodos de férias, para recuperação cirúrgica ou simplesmente para sair da rotina. “Muitos idosos nos procuram, particularmente, no mês de dezembro, porque já conhecem e gostam de nossa programação especial de festas ou se sentem seguros de estarem aqui, uma vez que oferecemos assistência de enfermagem 24h”, conta Luciana Schwengber, gerente de marketing da BSL Saúde.

Por tudo o que a Covid-19 e seu enfrentamento significaram para todo o mundo, não há dúvidas de que este final de 2022 é cercado de expectativas. Contudo é preciso ainda ter cautela, especialmente com o público idoso, sobretudo por conta de novas ondas que surgem. 

Apesar de esperada, a volta à normalidade deve, claro, seguir protocolos de segurança. Nos residenciais da BSL Saúde, algumas das exigências são apresentar o PCR negativo com 24de antecedência; dentre outras medidas que visam a segurança e o bem-estar de todos. E diferente dos hotéis e resorts, nos residenciais, o idoso encontrará a oportunidade de estar em um ambiente seguro, projetado especialmente para ele e com pessoas da mesma faixa etária.

A Temporada do Península, Cora, Vivace, CIAI e Bem Viver destaca-se por oferecer estrutura projetada e adaptada para o cuidado, segurança e conforto para o idoso e da mesma forma, tranquilidade para a família.

Outros diferenciais são cardápio com seis refeições diárias elaboradas por nutricionistas, suítes adaptadas às necessidades dos idosos e áreas de convívio externas que propiciam maior contato com a natureza.

Além disso, cada uma das unidades conta com uma equipe de educadores responsável pela programação, repleta de atividades voltadas a promover a socialização e gerar oportunidades de convivência e compartilhamento de experiências aos idosos. São atividades diárias de estímulos físicos e cognitivos, atividades manuais, rodas de conversa e eventos temáticos, além das confraternizações especiais durante as festas de final de ano.

About Bruno Gauvain