OLGA RADIONOVA PONTUA MITOS E VERDADES RELACIONADOS AO MÉTODO RUSSO ORIGINAL DE CUIDADO COM AS UNHAS

A russa, que é a maior autoridade no assunto no Brasil, esclarece como é o procedimento de cuidados com as unhas que mais cresce no mundo por não utilizar instrumentos de corte, ser totalmente indolor, livre de contaminações, absolutamente seguro para as unhas naturais 

É bastante comum que, ao nos depararmos com uma novidade, fiquemos curiosos e surpresos. Se o alvo da nossa atenção for algo diferente daquilo a que estamos acostumados no nosso cotidiano ou trouxer benefícios inesperados, pode surgir uma pulga atrás da orelha: “será que é tudo isso mesmo?”. Duvidar do desconhecido é inerente ao ser humano. Pesquisar e estudar sobre o tema ou buscar a oportunidade de passar pela experiência para conhecer o que é novo pode trazer clareza e ajudar a formar uma opinião fidedigna sobre o assunto. 

O método russo original de cuidados com as unhas, por exemplo, é uma novidade para as brasileiras, apesar de já existir há 50 anos e ser um dos métodos que mais cresce no mundo. Por isso, a professora russa Olga Radionova – maior autoridade no método no Brasil, diretora da RNSA School e responsável por formar as especialistas que atuam na Bela Russa (1ª rede de franquias de estúdios especializados no método russo original) – esclarece como é o procedimento, que prioriza e valoriza o crescimento das unhas naturais, e revela quais são os mitos e verdades que envolvem o procedimento. 

O método russo original 

De acordo com Olga Radionova, o método russo original de cuidados com as unhas é um conjunto de técnicas somadas aos princípios russos, passados de geração em geração. As técnicas que compõem o método são: 

– Manicure com aparelho: realizada com fresas que promovem a microdermoabrasão da cutícula, sem o uso de instrumentos de corte, responsáveis por ativar e acelerar o crescimento da cutícula; 

– Esmaltação de alta precisão: utiliza produtos de última geração aplicados somente sobre as unhas, sem encostar nas peles laterais, evitando alergias e criando um visual superior, com brilho intenso e mais durável, que permite ter unhas impecáveis pelo período de 3 a 4 semanas, sem manutenções. Como consequência e benefício adicional, protege as unhas, permitindo que cresçam e se tornem mais longas naturalmente, sem necessidade de uso de extensões; 

– Restauração de unhas danificadas: técnica que permite a recuperação de unhas danificadas sem que as demais unhas, que estiverem longas, precisem ser sacrificadas a fim de igualar o comprimento curto ou para que todas sejam alongadas novamente com material artificial. 

“Nosso objetivo é preservar as unhas naturais, pensando sempre no bem-estar da cliente, de maneira ética, com excelência técnica e visando os resultados de longo prazo. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, todas podem ter unhas naturais saudáveis e longas. Para isso, basta que elas sejam cuidadas com as técnicas adequadas”, explica Radionova. 

Mitos e Verdades 

A professora também pontuou os mitos e verdades mais comuns, que pairam em torno do método russo original de cuidados com as unhas: 

– O método russo estraga as unhas. 

Mito. Um dos princípios do método russo é a prioridade para a saúde e preservação das unhas naturais. Acreditamos que a integridade das unhas jamais deve ser sacrificada em nome da estética. Tanto, que jamais fazemos o lixamento da superfície das unhas. No método russo, as unhas naturais não são submetidas a processos corrosivos, nem por lixamento e nem por química. É por isso que elas se tornam cada vez mais fortes e resistentes. 

– Pelo método russo não há risco de infiltração. 

Verdade. As infiltrações não acontecem no caso do método russo, porque dispensamos algumas práticas usadas nos alongamentos, que levam às infiltrações. Não utilizamos, por exemplo, a curvatura C, jamais lixamos a superfície das unhas e não fazemos manutenção. A cada sessão, um procedimento completamente novo é realizado. Isso significa que todo material artificial antigo é completamente removido, o que permite verificar a integridade da unha de forma minuciosa e realizar um novo procedimento somente se as unhas estiverem saudáveis. 

– O esmalte fica grosso. 

Mito. Para quem está acostumada com os esmaltes comuns, pode haver, no início, uma leve sensação de maior espessura. Isso ocorre devido à consistência do gel, que é mais espesso que o esmalte comum. Na esmaltação de alta precisão, realizada pelo método russo, aplicamos, no centro da placa ungueal, uma maior quantidade de material para proporcionar mais resistência à placa contra os impactos diários. Na região das laterais das unhas, o gel vai afinando até praticamente ficar nivelado com a espessura da placa. Assim, fica preservada a estética e o conforto próprios das unhas naturais. 

– O método russo é um tratamento. 

Mito. Tratamentos visam a cura de doenças. O método russo é um procedimento estético com foco na preservação da saúde das unhas. 

– O método russo é indicado para quem tem alergias. 

Verdade. Trabalhamos com a esmaltação de alta precisão, de forma que apenas a superfície da unha tenha contato com o esmalte, sem lambuzar a pele ao redor da cutícula. Além disso, usamos esmaltes em gel, de uso exclusivamente profissional. Esses são os materiais mais avançados e seguros da atualidade, aprovados com os mais rigorosos selos de certificação. 

– Os benefícios são vistos desde a primeira sessão. 

Verdade. É possível ver as vantagens do método russo original desde a primeira sessão e a partir da terceira é alcançado o ganho máximo, uma vez que a cutícula já terá se recuperado das sequelas deixadas pelo uso de alicate e outros instrumentos de corte. Como o método fortalece a placa ungueal e as unhas podem crescer no ritmo normal, será possível acompanhar o crescimento – em média de 2,5mm a 3mm por mês – sem qualquer necessidade de recorrer a artifícios perigosos, como os alongamentos artificiais. 

“Pelo método russo original de cuidados com as unhas buscamos recuperar e manter a saúde das unhas naturais. Cuidar das unhas, para nós, significa preservá-las, torná-las resistentes, duráveis e belas e isso é possível para todas”, finaliza Olga Radionova, maior autoridade no método russo original de cuidado com as unhas no Brasil, professora na RNSA School e responsável por formar as manicures que atuam nos estúdios Bela Russa. 

Mais sobre a Bela Russa: 

Criada em 2021, a Bela Russa nasceu por iniciativa de Carla Jasmini. A economista, que tinha o hábito de roer as unhas e já tinha tentado de tudo – de blindagem a alongamento – estava em busca de um negócio para investir na área da beleza. Durante suas pesquisas, Carla encontrou a RNSA School – instituição de ensino especializada no método russo original de cuidado com as unhas, fundada em 2020, por iniciativa de Olga Radionova e Cassio Pantoja. Trazido ao Brasil sem adaptações, o método reúne técnicas e princípios, que ofereceram a solução perfeita para ajudar Carla a deixar o costume de roer as unhas no passado. Depois de conseguir ver suas próprias unhas longas e saudáveis, Carla resolveu levar sua experiência a outras brasileiras que, frustradas com as técnicas limitadas do mercado nacional, buscam serviços capazes de recuperar, cuidar e valorizar suas unhas naturais. Carla Jasmini contratou a RNSA School para realizar uma consultoria para a criação de um autêntico estúdio russo em Goiânia (GO). Foram necessários apenas 3 meses para o sucesso da Bela Russa acontecer. A inauguração bem-sucedida chamou a atenção da RNSA School, que adquiriu a marca Bela Russa. Essa união deu origem ao Grupo RNSA, que hoje é formado por três empresas: a RNSA Franchising, franqueadora especializada em estúdios russos de cuidados com as unhas; a RNSA School, focada em capacitar manicures no método russo original; e a RNSA Hunter, empresa especializada no recrutamento e seleção de candidatas com alto potencial para atuar nos estúdios Bela Russa, atualmente composta por 5 franquias, entre abertas e contratadas, localizadas no Centro-Oeste do país. 

About Bruno Gauvain