Se você é ligado em redes sociais, é bem provável que já tenha consumido algum conteúdo de Julia Mendes. Com mais de 300 mil seguidores em suas redes @jujumecontatudo, a atriz agora encara um novo desafio: dar vida à Anita, uma jovem recatada do interior em “Mar do Sertão”, nova novela das 6 da TV Globo. A artista, que já tem passagem pela emissora como quando viveu a divertida Marli em “Malhação: Vidas Brasileiras”, além de ter participado de “Salve Jorge” e “Fina Estampa”, poderá ser vista ainda no streaming. Em 2023, Juju estará ainda na série “Todo Dia a Mesma Noite” (Netflix), que conta a história sobre a tragédia da Boate Kiss. A atriz comemora a boa fase e revela como tem sido viver sua nova personagem, Anita:
“Ainda não posso dar muitos spoilers (risos), mas estou muito feliz em interpretar a Anita. É algo muito diferente de tudo que já fiz. Uma mulher recatada, do sertão. Embora seja antenada na contemporaneidade, ela é reservada e trabalha numa igreja em que tem uma relação muito forte com o padre, que a criou como se fosse sua filha. Além disso, também trabalha como manicure da cidade na pousada da Dona Quintilha (Júlia Colombo). Admito que ela é uma fofoqueira de plantão (risos), mas sem malícia!”
A nova produção da Globo, que se passa no sertão do Nordeste, exigiu um novo desafio dos atores: falar com o sotaque dessa região durante as gravações. Juju conta como foi a imersão nesse ambiente,para conseguir se acostumar com as expressões e gírias:
“Está sendo incrível ter a oportunidade de interpretar uma nordestina. Confesso que no início fiquei assustada com a questão do sotaque, mas tive uma preparação enorme com todo o elenco. Algo interessante é que mais da metade da novela é do Nordeste, então é muito importante para todos. Para me ajudar, pedi para que todos os meus companheiros de cena dessa região falassem comigo por áudio no WhatsApp, assim vou pegando mais as gírias de forma natural. O maior desafio para mim é mostrar que minha personagem tem essa forma de falar de maneira espontânea.”
Na novela, Anita é uma sacristã da igreja e acaba ganhando a fama de fofoqueira da cidade. Segundo a artista, sua personagem acaba sendo ingênua em diversas situações: “Anita transita muito pelo sertão, e acaba descobrindo muita coisa. Procurei construir Anita com muita verdade sem focar na parte fofoqueira, porque ela não faz por maldade. Quando ela vê, já falou o que não deveria.”
Durante as gravações, Julia contracena com Padre Zezo (Nanego Lira) e revela como tem sido essa parceria dos dois: “Está sendo uma amizade incrível. O Nanego é um super ator de teatro, com uma troca extremamente potente em cena. Aproveito cada segundo ao lado dele. Foi um presente ganhar essa dupla, temos nos divertido muito em cena e espero que isso transpareça nas telas.”
Romance no ar?
Ainda na trama, o personagem Joel Leiteiro (Mateus Cardoso) é assumidamente apaixonado por Anita, mas sem sucesso inicialmente em sua relação amorosa. Para a artista, no futuro poderemos ver uma chance de amor para os dois:
“Joel é encantado na Anita, e acredita que ela também seja nele, só não sabe ainda. Em algum momento, vai dar match entre os dois (risos), mas vocês precisam ver a novela para saber o que acontece. Durante as cenas, Mateus tem sido um grande companheiro para mim. Nós estamos na torcida do casal!”
Sucesso nas redes
Não é de hoje que Juju faz sucesso com seu conteúdo leve e “real” na web, mas durante a pandemia, onde a classe de artistas do audiovisual foi uma das mais atingidas, foi seu perfil no Instagram que a manteve ativa. A atriz revela como tudo começou:
“Esse processo na internet se iniciou por causa da instabilidade da profissão. As pessoas veem muito glamour em atuar, mas é uma carreira muito dura e difícil. Insisto nela porque é minha grande paixão. Vejo as plataformas nas redes como uma forma de divulgar nossos trabalhos. Não queria mais depender de terceiros, queria poder fazer a minha arte e o que eu acredito. Muitas pessoas vinham me falar que sou engraçada e espontânea e que deveria fazer vídeos na internet, e comecei de forma despretensiosa. Quando vi, os números foram aumentando e os vídeos viralizando. O trabalho na internet só soma na minha carreira de atriz, um alimenta o outro e posso continuar a fazer vídeos mesmo atuando em alguma produção.”
Em seu perfil, a artista cria um diálogo com seus seguidores, trazendo debates sobre a vida amorosa e temas do cotidiano: “Falo sobre o comportamento humano, direcionado ao público feminino. Gosto de trazer vários assuntos, como relacionamento, términos, solteirice e casamento. As pessoas acabam se identificando porque todos nós já passamos por isso. Mesmo sendo difícil, faço tudo sozinha, respondo todos meus seguidores um por um, as pessoas nem acreditam. Sinto que devo isso aos meus seguidores, já que meu engajamento vem deles”.
O sucesso de Juju é tanto, que ela até virou uma espécie de conselheira amorosa. A atriz inclusive já participou algumas vezes do “Mais Você” (TV Globo), dando dicas sobre relacionamento e paquera.
Com conteúdos que mostram situações vividas por todos, Julia tenta passar para seus mais de 300 mil seguidores, algo que é pouco mostrado na internet: a vida real, sem filtros. A artista fala da importância de trazer esse tema na internet:
“Ser influenciadora é tentar tornar o mundo caótico mais viável. Procuro enxergar a vida com leveza, mesmo com os problemas que enfrentamos. Em um mundo onde as pessoas são agressivas, quando temos alguém que traz leveza, é muito bom. Tento fazer uma mescla de vários temas, como amor próprio, solidão e a importância de se bastar no mundo sozinho. Mas também tento mostrar que a vida real acontece, todos passamos por dificuldades e acho importante falar sobre isso. Não podemos acreditar na vida perfeita que é vendida para nós, isso enlouquece qualquer um.”Série na Netflix em janeiro de 2023
Além de “Mar do Sertão”, Juju estará no ar na Netflix a partir de janeiro de 2023. A atriz está no elenco da série “Todo Dia a Mesma Noite”, sobre o incidente na Boate Kiss, que estreará no ano em que a tragédia completa 10 anos.
Julia relata como tem sido fazer parte desse projeto tão importante:
“Foi uma produção bem especial. É um tema triste e tenso, mas a equipe através de um clima muito especial conseguiram conduzir as gravações da melhor maneira possível. Tentamos reviver esse momento de uma forma verdadeira, mostrando a dor das pessoas que passaram por essa tragédia. Eu interpreto uma das vítimas da boate. É mais do que urgente falarmos de justiça no nosso país, a série busca trazer esse debate. Acredito que vai impactar muitas pessoas, já que foram quase 10 anos para o julgamento acontecer. A série vem aí para carimbar tudo o que aconteceu.”
Saiba mais sobre Julia Mendes:https://www.instagram.com/jujumecontatudo/