Data também celebra o Dia do Cirurgião Dentista e visa conscientizar as pessoas sobre a importância dos profissionais dessa área
O Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista são comemoradas nessa terça-feira (25). As datas, tão importantes, visam conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal e do profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana.
Os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, foram criados em 25 de outubro de 1884, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, sendo assim, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data para homenagear a criação do curso de Odontologia no país.
Um sorriso bonito vai além de ter apenas dentes branquinhos, é preciso ter uma boca saudável como um todo. A saúde da boca pode repercutir na saúde de todo o organismo. De acordo com a Cirurgiã Dentista, Dra. Kátia Blume, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato com o meio ambiente, portanto, é a entrada para bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.
Créditos: Divulgação
“Uma má higiene bucal pode levar a enfermidades, ou até mesmo agravá-las, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes.”, explica Blume.
Dentre os problemas bucais mais comuns estão: Cárie, aftas e lesões bucais, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro.
Para evitá-los, Dra. Kátia aconselha os cuidados simples, que todos já sabemos, mas que funcionam. “É necessário escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. Utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. Finalizando a escovação, passar o fio dental entre todos os dentes. E por último, mas não menos importante, a visita regular ao dentista, que é fundamental!”, finaliza ela.