Vanessa Jaccoud, psicossomatista certificada internacionalmente, cria o Projeto TranquilaMENTE para permitir o acesso de todos à saúde mental

Com atedimento humanizado e valores acessíveis, projeto surgido na pandemia desmistifica o tema e promove equidade, diversidade e melhor qualidade de vida

O Projeto TranquilaMENTE foi criado em 2021 pela psicossomatista e psico-oncologista Vanessa Jaccoud, certificada internacionalmente, com o objetivo de permitir o acesso de todos à saúde mental, com valores acessíveis e uma equipe especializada sob sua supervisão, de forma a  manter sempre a qualidade dos atendimentos psicoterapêuticos oferecidos, de forma humanizada e integrativa. A ideia surgiu durante a pandemia, com a  proposta de trazer esta intervenção e cobertura a tantas pessoas que foram acometidas por situações diversas na saúde mental.

O atendimento pode ser individual ou em grupo, mantendo sempre a individualidade das pessoas, desmistificando a ideia de que cuidar da saúde mental é artigo de luxo, ou apenas para quem sofre de distúrbios mentais. A  saúde mental é direito de todos, é uma questão pública e precisa ser acessível a todos, independente de posição social, econômica ou cultural, cor de pele, credo ou gênero, valorizando, acima de tudo, a equidade, a diversidade,  a ética e o respeito ao próximo.

O Projeto TranquilaMENTE abriu parceria com escolas e universidades, empresas, pois, é importante que o indivíduo entenda que não está sozinho a cada fase de sua vida, seja pessoal, acadêmica ou profissional. Quando encontra apoio, sente-se  mais seguro para enfrentar os desafios.

“As exigências e cobranças da vida em geral mostram que o estudante, desde o início de sua vida acadêmica, precisa ter recursos emocionais fortes para lidar com a nova realidade. Nesse projeto , tratamos sobre esses desafios e de que forma podemos reestruturar a vida acadêmica para manter a saúde mental e alcançar os objetivos”, explica Vanessa. “No ambiente corporativo, por sua vez, é importante reforçar que uma das estratégias para fugir do desgaste emocional excessivo é respeitar os próprios limites e as aptidões pessoais.”

Além dos atendimentos,  o projeto TranquilaMENTE promove palestras e workshops para divulgar a importância de se falar sobre a saúde mental em escolas, empresas, eventos. Garantir a qualidade de vida e o bem estar de todos é o objetivo desse trabalho.

About Bruno Gauvain