No Bicentenário da Independência, o documentário “Da Áustria para o Trono do Brasil” revela a história de D. Leopoldina


Documentário apresenta fatos inéditos, como a impressão da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil, sua participação na independência e muito mais

O documentário “Dona Leopoldina: Da Áustria para o Trono do Brasil”, através dos depoimentos de Mary Del Priore, Paulo Rezzutti, Valdirene Ambiel e Dimas Oliveira Junior é baseado em diversas pesquisas sobre a vida da primeira Imperatriz do Brasil e apresenta narrações dramatizadas de cartas de Dona Leopoldina, feitas pela atriz Itamara Bueno. O projeto é exibido pela TV Brasil-EBC e está disponível no canal do youtube do cineasta Dimas Oliveira.

“Dona Leopoldina: Da Áustria para o Trono do Brasil” apresenta fatos inéditos, como a impressão da chegada de Dona Leopoldina ao Brasil em 1817, sua participação no processo da independência do país e curiosidades sobre as cores da bandeira nacional.

O cineasta Dimas Oliveira, apaixonado pela história do Brasil, realizou uma trilogia em audiovisual, contando a vida de 3 personagens importantes, começando por Dona Leopoldina e passando por Dona Maria II (filha de Dom Pedro I e Dona Leopoldina): “Dona Maria II, do Brasil para o Trono de Portugal” (co-produção Brasil e Portugal) e “Dom Pedro II, do trono do Brasil para o Exílio”.

Leopoldina de Habsburgo é uma das grandes personagens da história brasileira e teve papel importante na condução da independência do Brasil, em 1822. Arquiduquesa da Áustria, Leopoldina casou-se com Dom Pedro I, na época príncipe português. Apesar da sua importância no processo de independência do Brasil, Leopoldina teve seu papel diminuído nas gerações seguintes.

Apesar da grande influência que ela teve sobre Dom Pedro na independência, seu casamento com o primeiro imperador do Brasil não foi feliz. Ela teve sete filhos, e os biógrafos e historiadores afirmam com algumas controvérsias que, além de d. Pedro tratá-la mal, suas traições eram famosas, como no caso da Marquesa de Santos. 

O documentário é um longa-metragem com 73 minutos e conta com a direção de Dimas Oliveira. Foi realizado entre os anos de 2012 e 2017, trazendo novas informações à história de Dona Leopoldina. 

About Bruno Gauvain