Por conta do seu poder antioxidante, o fruto oferece resultados surpreendes na beleza e na estética
Muita gente se engana ao acreditar que o cacau só é bom para incrementar sobremesas, mas a ação benéfica dos polifenóis, encontrados no cacau, para a pele e os cabelos já é bastante conhecida. A iguaria é rica em antioxidantes, ajudando a combater o envelhecimento das células. O cacau também tem ação umectante, sendo muito eficaz para hidratar profundamente, além de também higienizar.
“Os polifenóis têm fortes propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres”, explica Beatrix Ricco, embaixadora do Cacau e terapeuta holítisca, ressaltando ainda que a massa gordurosa do cacau forma uma camada protetora que não deixa sair a umidade, tornando a pele mais macia e luminosa.
O fruto, a principal matéria-prima do chocolate, é rico em vitaminas que também proporcionam dão brilho e maciez aos cabelos, além de ajudar na esfoliação e regeneração da pele.
“Ele é eficiente no combate aos radicais livres, substâncias tóxicas às células e que prejudicam a saúde da pele. Já nos fios, o cacau em pó faz uma leve esfoliação no couro cabeludo e ativa a circulação sanguínea da região, estimulando o crescimento, podendo ser usado em receitas caseiras de beleza”, destaca.
Por ser um dos melhores antioxidantes naturais, é um ativo rico em vitaminas como A, B1 e E, e minerais importantes como Ferro, Magnésio e Zinco, contribuindo tanto para a nutrição dos tecidos cutâneos e consequentemente para a saúde e a vitalidade da pele e cabelos.
Por fim, é também um ativo anti-inflamatório, motivo pelo qual auxilia também no tratamento do couro cabeludo. No rosto, age ainda como relaxante, oferecendo benefícios reais para a pele do corpo todo, que ganha mais maciez e suavidade.
“Esse conjunto de benefícios faz do cacau um ativo de sucesso quando o assunto é uma pele rejuvenescida, prevenida contra o envelhecimento e com aspecto mais jovem. A respeito das suas propriedades protege a pele contra os radicais livres. É bastante encontrado em fórmulas de máscaras faciais, corporais e até mesmo capilares”, observa a especialista, que finaliza afirmando que o cacau utilizado para beleza – principalmente para aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer – deve ser 100% natural, sem nenhum outro aditivo.