Flávia Fernandes abre a exposição ‘Táctil’ para o Espaço Cultural Correios Niterói com curadoria da Tartaglia Arte, trazendo pinturas-objeto e experiências sensoriais

A  artista plástica Flávia Fernandes abre a exposição ‘TÁCTIL’, no Espaço Cutural Correios Niterói/RJ, com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte di Roma, a partir de 20 de junho, apresentando duas instalações, pinturas-objeto em fibra de vidro e resina, e pinturas de acrílico sobre tela. O que se toca ou o que se quer alcançar é o tema dessa mostra, que convida o  espectador  a passear neste jardim de cores e texturas criados e cultivados pela artista.

A exposição “Táctil” traz instalações com objetos inflados, colunas transparentes e coloridas que convidam ao toque pela maciez do material; pinturas-objeto em fibra de vidro e resina, com cores e forma que lembram a natureza;  e algumas pinturas de acrílico sobre tela que, apesar de abstratas, foram baseadas na mata nativa próxima ao atelier, com seus galhos e folhas que se entrelaçam, criando formas e cor.

Sobre a exposição 

“A exposição TÁCTIL consta de duas instalações, pinturas-objeto em fibra de vidro e resina e algumas pinturas de acrílico sobre tela.

Como um mundo colorido que a criança vê quando coloca o papel celofane sobre seus olhos, o trabalho inflado é uma coluna  colorida, onde o espaço interno, ambiente do entorno e pessoas, também se tornam coloridos, e convidam ao toque pela maciez do material. Dentro, existe uma agulha que é um objeto perfurante oposto ao material que o rodeia.

A instalação espaço tempo é uma escultura em isopor,  com uma projeção da superfície da água, como se a pessoa estivesse dentro do mar, olhando o fundo e a superfície ao mesmo tempo.

As pinturas-objeto foram realizadas em fibra de vidro e resina de textura irregular, com formas e cores que remetem à natureza. A fluidez transluzente dada pela resina, tenta se equivaler a resina das próprias árvores, resultando na criação de um jardim que cresce sozinho, organicamente sem controle, como o material aqui utilizado. Nas pinturas sobre tela, a construção, ora se faz pela própria manipulação da matéria densa usada, ora pelo gesto da artista sobre essa mesma matéria.  Apesar de abstratas, foram baseadas na estrutura da mata nativa próxima ao atelier, com suas folhas e galhos de árvores que se entrelaçam e se sobrepõem, criando massas de forma e cor. Outras remetem a luz natural. Ao ver as obras dessa exposição, o espectador é convidado a passear nessa mata/mar de cores e texturas criados e cultivados pela artista”, diz Flávia Fernandes. 

Em 2021, ‘TACTIL’ participou da exposição Arte Contemporânea Feminina, individual ao lado de outras quatro artistas, no Centro Cultural Correios RJ  dos Correios do Rio de Janeiro, e da  

Mostra de gravuras com Ajit Seal na Galeria ARTS PRIVILEGE em Mumbai, India.

“Espero que as pessoas que visitem a exposição se emocionem e se encantem. Afinal, a obra de arte deve provocar encantamento”, finaliza Flávia Fernandes

About Bruno Gauvain