Na última semana, 22/05, foi realizado o ‘VI Encontro Confraria de Olosun´s, em Guapimirim (RJ), com a presença da Iyálode Oxum da cidade de Oxobô, na Nigéria. A Confraria de Olòsún’s foi fundada pelo Babalorixá Mauro T’Osun que idealizou a ideia de uma irmandade igualitária, voltada para as minorias periféricas buscando o resgate, a preservação e a propagação do culto aos orixás e sua cultura abrangente no Brasil.
O objetivo principal do evento foi promover a cultura religiosa e sagrada do candomblé no Brasil, bem como fortalecer os laços espirituais entre os afins. O espaço tem um cunho social e religioso, e o combate a qualquer tipo de intolerância, incutindo o espírito antirracista em nossos pares. Inspirada nos moldes das remotas confrarias brasileiras, permeiam o sagrado e o secreto com a mesma habilidade que constrói pontes e conquista vários Estados deste país.
Durante o evento estiveram presentes, a Iyálorisá Luizinha de Nanã, a Iyá Egbe Daniele de Oxum, o Babá Egbe Diogo de Logun, a especialíssima Iyálodè Nigeriana Kenshiro, Babá Rinaldo D’Aira, Tata Muzangala, entre outros. Além disso, inúmeros filhos e pais de orixá foram agraciados com o ‘Prêmio e a Moção Iyálodè’.
O Babá Mauro TÓsún recebeu com muito afeto e carinho, a Princesa de Osogbo, também conhecida como Aladuni, nasceu e foi criada no culto aos orixás na Nigéria no continente africano. Dotada de grande saber notório ancestral foi trazida ao Brasil pelo então Babalorisá Mauro T’Òsún, com intuito de estreitar relações entre Nigéria X Brasil.
A princesa de Osogbo também fez uma visita ilustre na casa de Osogyian “Agbara Omi”, sendo recebida por William e sua família, onde foi acolhida com muito prestígio. Durante a visita ela cantou, dançou e abençoou a casa de Oxalá.