A autora brasileira Isa Colli foi convidada para participar da Bienal Rubem Braga 2022, evento realizado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que contará com nomes importantes da literatura brasileira. No dia 26 de maio, às 9h e às 14h, Isa estará presente na transmissão virtual para a mesa ‘Literatura de romance e a expectativa de viver outra vida’. A conversa com a escritora poderá ser acompanhada por meio do canal oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no Youtube (Semcult Cachoeiro).
“O público terá a oportunidade de saber como se escreve um romance; como é o processo de criação dos personagens e como envolver os leitores em uma trama que prenda a atenção do início ao fim. Quem gosta desse tipo de literatura não pode perder essa conversa”, comenta a escritora, que atualmente reside em Bruxelas, capital da Bélgica, e é integrante da Academia Internacional de Literatura Brasileira.
Com 43 títulos infantojuvenis publicados, um romance e um livro de poesia, Isa Colli tem sua própria editora e ajuda a criar oportunidades para outros escritores. Além disso, possui uma vasta experiência em eventos internacionais, como as feiras de Bolonha (Itália), Lisboa (Portugal) e Frankfurt (Alemanha).
“Eu sempre procuro ensinar alguma lição que a criança possa levar para toda vida. Vou dar um exemplo: tenho um livro chamado “Luke, o macaco atleta”, que alerta para os riscos da obesidade infantil de maneira lúdica. Essa obra tem influenciado de maneira positiva as crianças, que passam a se inspirar no protagonista Luke”, destaca a autora que, por essa obra, recebeu reconhecimento internacional no 1° encontro Latino-americano do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, realizado em 2019.
Nascida em Presidente Kennedy, Colli viveu em Cachoeiro de Itapemirim, durante a década de 80, e disse admirar as crônicas de um dos filhos mais ilustres do município: Rubem Braga. “Gosto muito das crônicas dele. Ele aborda o cotidiano como ninguém, com simplicidade e ironia. É um gênio da literatura”, afirma.