Saúde e beleza das mãos

Saúde e beleza das mãos

By Matheus Paiva

Dermatologistas recomendam cuidados específicos para hidratação diária 

As mãos estão sempre expostas ao calor, frio, água, álcool em gel e várias outras substâncias todos os dias.  Cuidar da saúde e beleza das mãos é fundamental, ainda mais em tempos de pandemia. 
A pele das mãos merece atenção especial. “É muito importante hidratar e proteger as mãos. Há formulações específicas para pele do corpo, diferente do rosto.  São opções de produtos mais espessas, com veículos de boa espalhabilidade e absorção, mais umectantes”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV).


A busca de tratamentos para essa área corporal tem aumentado de forma significativa, sobretudo devido ao fato de que as mãos podem revelar a verdadeira idade de alguém. A dermatologista Dra. Ana Paula Fucci dá cinco dicas de produtos e tratamentos indicados para cuidar bem das mãos: “1-Uso diário de produtos em casa, indicados por dermatologista, para tratamento da pele;2-Filtro solar (sempre!);3-Tratamentos com laser e Luz Intensa Pulsada para manchas e melhoria da qualidade da pele;4-Hidratação profunda com ácido hialurônico (Revitalização, conhecidos como  “skinboosters”);5-Bioestimuladores de colágeno, para melhoria da textura e resistência da pele, o que ajuda na cobertura de tendões e veias que eventualmente se tornem aparentes.”


O uso frequente de álcool em gel a 70%, desde o início da pandemia , é outro aspecto que requer atenção na rotina diária.  “Ele é antisséptico, atua na parede celular do agente infeccioso, desestruturando as proteínas ou lipídios que a revestem. O 70% do rótulo refere que existem 70 partes de álcool para 100 do produto final. Ou seja, em cada 100ml de formulação em gel, 70ml são puro álcool. Os outros 30% do frasco são feitos de água e de um espessante. Devido a importância do uso do álcool em gel na rotina é importante que o paciente cuide bem da hidratação das mãos e cutículas das unhas para evitar muito ressecamento”, explica Dra. Laís Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz ( RJ).
A dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica,  explica que “o álcool isopropil 70% seja líquido ou em gel é o mais indicado para a assepsia por ser o mais efetivo na eliminação de bactérias, fungos ou vírus ( inclusive o coronavírus)“. Dra. Fabiana faz um alerta : “as pessoas que ficam com as mãos muito ressecadas ou tem dermatites, o hidratante para mãos pode ser usado depois da secagem completa do álcool a 70%. ”

About Matheus Paiva