(Juju Salimeni_Crédito: Reprodução Instagram)
Não é segredo para ninguém que o lado emocional e o bem-estar psicológico, interferem, e muito, na saúde do organismo como um todo. Quando algo não vai bem com nossas emoções, com certeza, o corpo é quem paga com problemas diversos.
Recentemente a modelo e digital influencer Juju Salimeni, que esse ano não irá participar do carnaval, chamou a atenção em suas redes sociais ao relatar o drama que viveu em 2018, quando uma crise de depressão afetou, também, seus cabelos. Juju contou que na ocasião passava por um momento complicado e teve uma forte queda dos fios. “Tive uma queda absurda de cabelo. Essa foto é do meu cabelo de dois anos atrás, perdi toda essa parte de cima”, explicou a musa, mostrando uma imagem da falha no couro cabeludo.
E casos como o de Juju Salimeni são bem comuns em quadros de depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e outros desequilíbrios no sistema emocional. “Quando enfrentamos situações adversas em nossa vida, em especial no lado psicológico, pode ocorrer um distúrbio capilar chamado eflúvio telógeno. Isso significa uma alteração no ciclo capilar que faz com que os folículos em fase de desenvolvimento (anágeno) precipitem, imediatamente, para o período de queda”, explica a médica tricologista Dra. Luciana Passoni.
Segundo a especialista, transtornos depressivos geram uma série de alterações no corpo, como a diminuição da serotonina e a produção de corticoides de forma desordenada. “A alteração hormonal estimula as glândulas sebáceas, resultando em uma superprodução de sebo, redução do oxigênio intrafolicular e, consequentemente, o cabelo enfraquece e cai”, pontua a tricologista.