A exposição ‘Squatters’, da artista plástica Ilca Barcellos, mostra sua trajetória como artista e bióloga, no Espaço Cultural Correios Niterói até 23 de abril.

A exposição “Squatters”, da artista plástica Ilca Barcellos, pode ser visitada no Espaço Cultural Correios Niterói, com curadoria da Tartaglia Arte, onde o visitante vai interagir com um conjunto de meta-trabalhos, misturando a arte e a ciência, resultado de sua trajetória como artista e bióloga.

A mostra traz uma instalação e dez colagens digitais, realizadas entre 2010 e 2020, levando o observador a transitar entre a arte e a natureza, entre o estático e o mutável, entre o controle e o acaso. É impossível ver uma obra de Ilca Barcellos sem uma reação. O espectador sente, ao mesmo tempo, o poder e a delicadeza das obras expostas, criando imediatamente uma conexão.

O termo “Squatt” significa, em inglês, o ato de ocupar espaços sem uso por pessoas que não tem moradia – os ” Squatters” (posseiros) – e, também, por aqueles que os utilizam em suas manifestações artísticas. A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço  com sua instalação “SQUATTERS”. Trata-se de um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Exposta previamente na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2019, nesta instalação seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura. A poética da vida e do mutável ocupa o espaço museológico, previsível e fixo.  

Para além desta instalação, a mostra apresenta também colagens digitais (nomeadas crossing-over). Recuperando o conceito do geneticista Thomas Morgan, as colagens recombinam fragmentos de desenhos realizados entre 2017 e 2020, e fotografias da exposição Squatting realizada em 2011, na qual as esculturas cerâmicas de Ilca Barcellos ocuparam o jardim do Museu Histórico de Santa Catarina.

Visitação: Até o dia 23 de abril de 2022
Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói – 1º pavimento, sala I
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Entrada franca
Censura Livre

About Matheus Paiva