Você provavelmente deve ter ouvido falar em harmonização facial, o procedimento estético que se tornou um dos queridinhos entre famosos e influencers. Nomes como o DJ Alok, a cantora Gretchen e a ex-BBB Bianca Andrade, ou Boca Rosa, exibiram seus resultados nas redes sociais após realizarem a técnica e realçarem os traços do rosto.
Por que isso se popularizou tanto? Quais são os prós e os contras? Nosso portal conversou com uma especialista para explicar tudo sobre a técnica que tem dado o que falar na web.
Segundo a cirurgiã dentista especializada em HOF, Dra. Nathalia Colla, a harmonização facial é um termo que se refere ao uso de procedimentos, especialmente o ácido hialurônico (um gel injetado nas camadas da pele), para fazer adequações no rosto do paciente. A profissional pontua que existem algumas questões delicadas em relação a esses ajustes, uma vez que pode ser colocada em pauta a seguinte pergunta: estamos harmonizando ou padronizando os rostos das pessoas?
“A gente precisa ter muito cuidado quando fala em harmonização facial, pois o que se considera padrão como belo não fica adequado em todas as pessoas. Então, antes de tudo, é preciso fazer a avaliação de cada um”, explica a profissional, que reforça a importância de acertar a expectativa com a realidade: “Modificações muito drásticas de formato de rosto e de nariz podem alterar uma estrutura que já está pronta para aquela pessoa. Por isso, precisamos avaliar se a demanda que o paciente traz, está alinhada com o real”.
A doutora relata que, às vezes, pacientes chegam a seu consultório com fotos de famosos, desejando ficarem iguais ou parecidos com suas referências, esquecendo-se de que a beleza é individual e não deve ser comparada com a de outras pessoas. “A gente pode melhorar, mas mudar não é o melhor caminho”, completa a Nathalia Colla que atende em uma Clínica Multidisciplinar em Moema, São Paulo