Limpeza diária da pele

Limpeza diária da pele

By Juan Filipe

Médicos alertam sobre a importância da higiene diária e da retirada de maquiagem como etapa essencial na rotina de skincare 

Para cada tipo de pele há uma rotina de skincare adequada.  Muitos dermatologistas defendem uma opção minimalista e todos alertam: a limpeza diária pela manhã e à noite é fundamental.  
As opções para limpeza diária podem variar de acordo com o tipo de pele. “A melhor opção dependerá do tipo de pele e necessidade de cada paciente. Normalmente indico água micelar para quem tem pele oleosa ou mista e óleo demaquilante para quem tem pele normal ou seca. Sobre os óleos demaquilantes ou cleansing oils destaco que são muito indicados para remoção de maquiagens pesadas ou com muitas camadas ou à prova d’água , ótimo para peles secas e sensíveis mas também pode ser usado em peles oleosas , caso, em seguida, seja utilizada uma loção micelar para pele oleosa ou o sabonete para pele oleosa”, explica Dr. André Braz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS).
“A quantidade de passos no skincare depende muito do estilo de vida e da necessidade de cada um”, explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
A médica alerta que os produtos a serem usados devem ser prescritos por um dermatologista após avaliação.  “O uso de produtos inadequados pode causar diversos problemas como acne, dermatites de contato, piora de algum problema de pele prévio como dermatite seborreica ou rosácea e inclusive surgimento de manchas no rosto caso aconteça uma inflamação exagerada”, destaca Dra. Fabiana Seidl.  
E a rotina de skincare não precisa ser complexa; pode ser simples e objetiva.  “Quando falamos em skincare minimalista nós excluímos tudo aquilo considerado não essencial como, por exemplo, tônicos, águas termais, os gagdets de beleza ( escovas elétricas, rolinhos de massagem..) e máscaras faciais. Seria fazer o básico para manter uma pele saudável, e isso depende do tipo e das características próprias da pele de cada um. Por isso a prescrição deve ser individualizada.De uma forma simples: limpeza com sabonete, hidratação e filtro solar”, explica Dra. Fabiana Seidl.  
A prática diária de lavar e limpar o rosto deve acontecer pela manhã e à noite.  “A limpeza facial remove as impureza, como células mortas, suor, poluição e maquiagem, auxiliando o processo de renovação celular, controlando a oleosidade, desobstruindo os poros, o que ajuda a melhorar sua aparência, além de prevenir o surgimento cravos e espinhas. A limpeza auxilia também a manter a pele jovem, prevenindo o envelhecimento precoce decorrente de radicais livres, por exemplo”, alerta Dr. Franklin Veríssimo que atua com medicina estética em Fortaleza e em São Paulo.   

O médico alerta também sobre a importância da higienização das máscaras reutilizáveis nesse momento de pandemia.   “Com o uso de máscaras de proteção, a pele  da região perioral e perinasal fica exposta a um ambiente mais hostil, úmido e abafado. Deve-se evitar, sempre que possível, o uso de maquiagens e manter a pele da região sempre limpa. As máscaras também devem ser constantemente higienizadas: Evite usar a mesma máscara por muito tempo”, afirma Dr. Franklin Veríssimo.   
Fontes: 1-Dr. ANDRÉ BRAZ

Médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS), atuante na Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica.

É referência nacional e internacional no assunto. Palestrante internacional e professor de pós-graduação, André dirige clínica em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Dr. André é Coordenador Científico do Curso de Imersão em Preenchimento , Toxina e Laser.

Autor do livro Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.

Instagram @drandrebraz 

2- Dra.  Fabiana Seidl

Dermatologista

CRM RJ 5287852-9

RQE 27351 

– Residência médica em clínica médica pela UERJ

-Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia 

-Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

– Título de especialista em clínica médica

– Dermatologista formada pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay

– coautora do livro “Doenças da unha” ( de Robertha Nakamura e Robert Baran)

– experiência em Dermatologia clínica, cirúrgica e estética

– artigos publicados na área de psoríase, tricologia e unhas.   

3-  Dr. Franklin Verissimo Oliveira

CRM-CE 10920 

Médico.  Formação em Medicina Estética 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-CE

Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela Universidade Estadual do Ceará-CE

Especialista e pós-graduado em Medicina RM Estética pelo Instituto BWS-SP

Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP. 

Créditos: Simone Barros

About Juan Filipe