A odontologia não para de se desenvolver. Cada vez mais voltada para a prevenção,a ida da criança antes mesmo de ter dentes ao Odontopediatra é fundamental.
Para falar sobre o tema,convidamos a Dra Maria Fernanda Braga,um dos nomes mais requisitados quando o assunto é odontologia infantil.
A cirurgiã-dentista,focada na odontologia humanizada,referência na área infantil,explica a importância do acompanhamento odontológico especializado.
O que é o pré natal odontológico?
O pré natal odontologico se dá pelo acompanhamento do cirurgião dentista a cada trimestre da gestante focando em evitar processo inflamatório de origem bucal que terá influência direta com parto prematuro, bebê com baixo peso.
Nessa fase é comum a mãe ter uma maior tendência a desenvolver gengivite (sangramento na gengiva) que se relaciona a toda essa cascata de situações.Nessa fase refluxos podem ser mais recorrentes o que é nocivo ao meio bucal e precisa de atenção e cuidados.Além disso,nessa fase recomendações importantes já serão trabalhadas com a futura mamãe,e essas recomendações evitarão uma série de alterações no desenvolvimento orofacial da criança assim como em seu crescimento.
O que é o pós-natal odontológico?
O pós-natal é o cuidado do Odontopediatra especializado nessa área,com todo o processo intra-oral e extra-oral do bebê,então,antes de ter dentes,uma série de estruturas são avaliadas na boquinha da criança,inclusive os freios,as inserções,a língua,palato,como higienizar a boca do bebê,como lidar com os bicos artificiais,formas e protocolos que devem ser personalizados levando em consideração a rotina da família,como alimentar a criança da forma ideal para estimular um correto desenvolvimento e equilíbrio muscular,como deve ser o cuidado com o seio após o aleitamento e muitos outros pontos .
Você então diria que a saúde começa pela boca,doutora?
Eu diria que a saúde e a doença começam aonde não existe uma atenção mais derecionada.
Por isso um processo multiprofissional se faz tão necessário. A saúde é integrada e a fisiológica do corpo é uma. Se as peças não estão encaixadas visando hoje e amanhã,perdemos o controle de como manter o paciente em saúde. A odontologia moderna é sim,hoje,pautada em prevenção,pois sabemos como qualquer parte do nosso corpo que não esteja em função,terá manifestações bucais envolvidas. A boca é o contato mais evidente do meio externo com o interno.E um exemplo claro disso é que um desenvolvimento oral alterado favorece a alergia respiratória,distúrbios do sono e de aprendizado,uma vez que temos o respirador bucal,e aí entramos em um outro capítulo.