Donas de vozes potentes e de histórias inspiradoras, Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares se tornaram ícones não só do samba, mas da cultura de todo um país. Em Canto de rainhas, o jornalista Leonardo Bruno investiga a trajetória dessas cinco mulheres extraordinárias, mostrando como romperam as barreiras do machismo e do racismo para chegar ao topo. Mas vai além: reúne informações preciosas sobre suas antecessoras, sobre outras representantes de sua geração e sobre sambistas que, direta ou indiretamente, sofreram sua influência. De Tia Ciata a Mart’nália, de Chiquinha Gonzaga a Leci Brandão, de Clementina de Jesus a Fabiana Cozza, muitas são as artistas homenageadas nessas páginas. Canto de rainhas chega às lojas pela Agir e inclui texto de orelha de Teresa Cristina, prefácio de Flávia Oliveira e ilustrações de Vanessa Ferreira, conhecida nas redes sociais como Preta Ilustra.
Para escrever o livro, o autor realizou entrevistas com dezenas de mulheres ligadas ao samba. Recorreu também a uma vasta bibliografia, formada por periódicos, títulos de pesquisadores da música e obras de referência de grandes teóricas do feminismo negro, como Patricia Hill Collins, bell hooks, Jurema Werneck e Djamila Ribeiro. Assim, com uma prosa saborosa, construiu um retrato da música brasileira nas últimas décadas e mapeou o trajeto que o feminino percorreu nesse cenário. Ao lançar seu olhar afiado sobre as vivências das personagens do livro, celebra então suas lutas e conquistas.
“Leonardo Bruno é jornalista forjado e curtido nas entranhas do carnaval carioca, habitué de rodas de samba, roteirista e organizador de cerimônias de premiação aos protagonistas da festa. É autor de livros sobre Acadêmicos do Salgueiro e Unidos de Vila Isabel; coautor de uma biografia de Zeca Pagodinho. Pôs essa experiência a serviço das grandes vozes femininas do gênero”, ressalta Flávia Oliveira em seu texto. “Canto de rainhas é literatura em bordado. A pena de Leonardo Bruno é agulha a puxar fios e demarcar tramas.”
LEONARDO BRUNO é jornalista, roteirista e autor de cinco livros, entre eles Zeca Pagodinho — Deixa o samba me levar; Três poetas do samba-enredo — Compositores que fizeram história no carnaval; Explode, coração — Histórias do Salgueiro; e Cartas para Noel — Histórias da Vila Isabel. No mercado jornalístico, atuou como colunista, editor de cultura e gerente de negócios do jornal Extra. Foi apresentador do programa Roda de Samba Ao Vivo, editor da revista Rio, Samba & Carnaval e criador do Carnaval Histórico. É pesquisador do Observatório do Carnaval, no Museu Nacional (UFRJ), e desde 2013 faz parte do júri do Estandarte de Ouro. Foi comentarista dos desfiles da Série A na TV Globo em 2020.