Ícaro Silva, ator das novelas “Pega Pega” e “Verão 90”, usou as redes sociais para rebater um comentário de Aguinaldo Silva sobre o diamante avaliado em R$ 161 milhões usado por Beyoncé em uma campanha publicitária.
Na ocasião, o dramaturgo questionou o destaque dado ao fato de Beyoncé ser a primeira mulher negra a usar a joia. “Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”, comentou.
Em resposta, Ícaro publicou uma mensagem a Aguinaldo em suas redes sociais. “Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras”, começou o ator.
Falando de sua mãe, Jô, que aparece em uma foto na publicação, Ícaro apresentou-a como “mulher preta, nordestina e periférica”, ressaltando as dificuldades enfrentadas por ela para criar dois filhos. Segundo o ator, a mãe o ensinou a “exaltar e celebrar” pretos que fossem postos à prova, relacionando esses aprendizados ao comentário de Aguinaldo Silva.
“Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar”, continuou.
O artista afirmou que as obras “embranquecidas” de Aguinaldo têm um “olhar viciado sobre a sociedade brasileira”, que não contempla a história das pessoas negras.
Você não sabe nada de Joelly, Aguinaldo. Não sabe nada de Jô, nem de Beyoncé. É visível que não.
Ícaro Silva finalizou a mensagem afirmando que quer ver Beyoncé coberta de pedras preciosas “roubadas do continente africano pelos europeus” e citando mulheres negras brasileiras de destaque no meio artístico.
“A Elite Preta que o racismo te impede de sequer reconhecer e que torna obsoleta qualquer representação falha proveniente da ignorância racista”, encerrou.
Na terça-feira, em resposta ao comentário do autor, a atriz Jéssica Ellen criticou a falta de protagonistas negros em suas novelas.”Quando, em suas novelas, seus protagonistas tiveram a pele como a minha? Quando, em suas novelas, a cultura preta brasileira foi abordada para ajudar na autoestima da população preta?”, questionou a atriz.