O hair stylist mineiro Christiano Alves convidou a médica dermatologista e tricologista Dra. Lívia Lavagnoli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia após receber diversas queixas de queda de cabelo pós COVID-19.
A Dra. Lívia explica que a covid-19 é uma doença infectocontagiosa que gera inflamação no couro cabeludo e mesmo em pacientes assintomáticos pode trazer consequências, como a queda de cabelo em um período que pode variar entre seis a oito semanas após o contágio. Ressalta que se trata de uma queda de cabelo repentina, que possuem causas multifatoriais, de acordo com pesquisadores a ocorrência de febre alta é uma delas, ou seja, quanto maior a febre maior a queda de cabelos, vale ressaltar que cada pessoa possui um ciclo capilar composto por três fases – anágena, catágena e telógena – que correspondem ao crescimento, estabilização e queda dos fios. Todo esse processo pode levar de 2 a 6 anos em condições normais. O que acontece depois de estados infecciosos, como a Covid, por exemplo, é o chamado Eflúvio Telógeno, uma queda de cabelo mais intensa que ocorre antes do tempo, nos casos pós covid trata-se de uma queda não cicatricial, ou seja, esse fio irá se recuperar com o passar do tempo, vale ressaltar que nesses casos acontece a diminuição do volume total de cabelo, não há buracos. De acordo com estudo realizado em amostra composta por 48.000 pessoas foi identificada queda capilar em 1 a cada 4 pessoas acometidas pelo vírus, sendo em sua maioria do sexo feminino. Na maioria dos casos a queda costuma melhorar depois de dois a três meses, porém em alguns casos é importante buscar ajuda médica para avaliar e se necessário indicar tratamentos ideais para cada caso. Mais detalhes sobre esse tema podem ser encontrados no instagram oficial da Dra. Livia: @dralivialavagnoli .
Christiano ressalta que além das indicações do seu dermatologista, a rotina de tratamento capilar é um fator de extrema importância para a manutenção e cuidado dos fios. É ideal utilizar uma boa linha de shampoo, condicionador e máscara indicados para o seu tipo de cabelo com o intuito de manter a qualidade dos fios e o couro cabeludo saudável.
Gostou dessas dicas e quer se manter sempre atualizada? Siga o perfil oficial: @Christianohair, lá você encontrará conteúdos de qualidade, que tornarão a sua rotina de cuidados bem mais fácil.