Programa teve 17 temporadas e marcou a cultura britânica.
O reality show “The X Factor UK” acabou após 17 anos no ar. Isso foi confirmado pelo próprio Simon Cowell, criador, dono do formato e jurado. Ele disse que não há “sem planos atuais” de dar continuidade à atração. Foram 15 temporadas e 445 episódios.
O programa continua vivo em versões de outros países, mas não mais no Reino Unido. Foi lá que o X-Factor foi um marco cultural, liderando um audiência e revelando nomes de sucesso para a indústria da música. A atração chegou a ter uma versão brasileira na Band, mas não deu certo e só teve uma única temporada.
Nos últimos anos, a audiência no Reino Unido estava caindo consideravelmente, perdendo o primeiro lugar no ranking de audiência. Além disso, não estava mais conseguindo emplacar artistas de sucesso. Coincidência, ou não, a gravadora de Simon Cowell, a Syco, também acabou.
O ano era 2010 e o The X Factor estava em sua 7ª temporada. Foi quando Harry Styles, Niall Horan, Liam Payne, Louis Tomlinson e Zayn Malik foram transformados em um grupo chamado One Direction que se tornou um fenômeno mundial, apesar de não ter vencido a competição. O grupo terminou os trabalhos em 2016, mas hoje todos os integrantes fazem sucesso em carreira solo.
Em 2011, surgiu no The X Factor o Little Mix. Leigh-Anne Pinnock, Jesy Nelson, Perrie Edwards e Jade Thirlwall mostraram enorme talento e que se davam muito bem juntas. O resultado? Foi o primeiro grupo a vencer o programa! Elas ainda estão na ativa, comemorando o aniversário de 10 anos. Até hoje continuam emplacando hits em primeiro lugar no Reino Unido.
Antes dos grupos citados anteriormente, teve a Leona Lewis, grande vencedora da 3ª temporada em 2006. Ela encantou com seus vocais únicos e posteriormente fez sucesso mundial, com destaque para a música “Bleeding Love“, que chegou a ficar em primeiro lugar na Billboard Hot 100, a principal parada de sucessos dos Estados Unidos.
O ano era 2012 e James Arthur ganhou o The X Factor como uma “zebra”. Ele começou bem tímido, mas aos poucos foi conquistando o público e levou a melhor. O resultado foi que ele construiu uma carreira sólida com hits como “Say You Won’t Let Go” e “Naked“.
Outros nomes de destaque são Olly Murs, Cher Lloyd, Alexandra Burke, JLS, Ella Henderson, Rebecca Ferguson, Fleur East, Ben Haenowentre outros. Para quem sentiu falta, o Fifth Harmony não está na lista pois saiu da versão dos Estados Unidos.