Ricky Martin denunciou ataques homofóbicos que recebeu em suas redes sociais após publicar fotos de um ensaio fotográfico com seu marido, o pintor Jwan Yosef. O cantor afirmou que perdeu seguidores e recebeu comentários desrespeitosos nas publicações.
“Há uma semana publiquei umas fotos com meu esposo para uma edição especial da revista CAP 74024. Para ambos foi uma experiência maravilhosa e uma maneira de celebrar nosso orgulho. O que não esperava, sobretudo depois de todo o trabalho que tem sido feito durante tantos anos, é que um grande número de pessoas decidiram deixar de nos seguir ou comentar de maneira desdenhosa”, escreveu.
Martin disse que não está preocupado com seu número de seguidores, mas com “a mensagem que está por trás destas decisões”. Segundo o cantor, no entanto, o episódio causou nele a mesma sensação que teve antes de assumir sua homossexualidade publicamente em 2008, um medo “paralisante e atormentador”.
“Hoje vejo as fotos e o que sinto é uma paz plena de poder celebrar minha família como merecem. A me celebrar como sou, sem importar o que dirão”, continuou.
O ex-integrante da banda Menudo acrescentou que o medo, que antes o paralisava, hoje o incentiva a lutar em defesa da comunidade LGBTQIA+.
“O que mais desejo nessa vida é que todos possamos nos sentir livres, orgulhosos de nós mesmos, felizes, que sejamos amados, respeitados e aceitos. Que possamos expressar como nascemos, sem receber represálias ou sermos castigados. Não é justo seguir perdendo vidas valiosas por culpa de preconceitos e falta de educação”.
Ricky Martin finalizou a mensagem dedicando um recado para aqueles que se sentem perdidos ou desvalorizados, afirmando que há uma grande comunidade que irá recebê-los com os braços abertos. “Vocês valem muito, não se esqueçam, por favor”, escreveu.
Artistas como Rosalía e J Balvin deixaram comentários carinhosos na publicação.
“Você é um grande, um ídolo, um exemplo a seguir, um orgulho. Te amo, te respeito e te apoio”, escreveu o cantor Luis Fonsi.