Grafiteira Criola é a entrevistada do Trace Trends de hoje (15)

Natural de Minas Gerais, Tainá Lima, mais conhecida como Criola, usa latas e sprays de tinta para expressar sua arte nas telas e nos muros da cidade, ao mesmo tempo que visa empoderar mulheres. Ela relata que o interesse pelo grafite começou em 2012, quando também teve contato com o movimento Hip Hop. “Estava me descobrindo como uma mulher preta, descobrindo racismos que antes não percebia e aquilo foi acumulando em mim. Ia para as batalhas de MC ‘s aqui em BH e me encontrei nesse lugar. Era a arte que estava mais próxima de mim, da minha realidade de vida”, afirma. 

Créditos das Fotos: Divulgação

Criola menciona que as inspirações para suas pinturas partem de suas próprias reflexões enquanto mulher negra e que tem pensado muito na sociedade, na natureza e na energia feminina. Ao comentar se o grafite é uma arte envolta aos estigmas, pondera: “Rola muito preconceito, principalmente de outros setores de arte mais tradicionais, pelo fato de vir de uma contracultura. No muralismo as pessoas que ganham visibilidade são brancas e homens. Existe esse estigma, sim, mas sinto que está mudando”. 

Recentemente um dos trabalhos da grafiteira está sendo alvo de polêmicas. A obra de 1.365 m², que retrata uma mulher negra com uma cobra atravessando o útero, foi realizada na lateral de um prédio no centro de Belo Horizonte após a aprovação dos condôminos, exceto de um que levou o caso para a Justiça e agora pede a remoção da pintura. 

“É um apagamento. Eu falo que quando não nos matam fisicamente, tentam nos matar simbolicamente. É o que está acontecendo. A questão não é simplesmente apagar, é a discussão que existe por trás disso. Ele entrou na Justiça para apagar a pintura alegando que ela era de ‘gosto duvidoso’. Quem dita o que é belo e o que é feio? Quem dita padrões para toda uma sociedade e coloca uma verdade como única?”, avalia. 

A criação artística em questão faz parte do festival Circuito Urbano de Arte (Cura) de 2018. O processo segue em aberto e um abaixo-assinado a favor da obra está sendo promovido na internet. 

A entrevista completa será exibida no Trace Trends desta terça-feira (15), às 22h30, na RedeTV!.

Créditos: RedeTV!

About Juan Filipe