Lavanderias funcionais e organizadas

Área de serviço ganha status com a pandemia

Um espaço da moradia que ganhou visibilidade este ano foi a lavanderia. Com a inesperada pandemia, as pessoas quando chegavam da rua iam direto para ela. 

Com o aumento da frequência da família neste espaço, mais do que nunca a palavra de ordem para a lavanderia foi a organização. 

Os móveis planejados foi uma saída. Ter um projeto personalizado e funcional pode deixar o local de bagunça com novos ares. 

Com compartimentos pensados para o armazenamento, esses móveis vão ajudar na hora de otimizar as tarefas do dia a dia.Prateleiras e nichos são indispensáveis. Elas permitem que alguns itens de uso frequente fiquem fáceis de serem acessados. 

Armários aéreos, armários acoplados ao tanque, móveis verticais podem otimizar os espaços independemente da metragem. 

Não é porque é lavanderia, que precisa ser sem graça. Pensando nisso, os arquitetos da Italínea Mobile Prime de Taubaté dão dicas de como deixar o ambiente mais funcional. 

Primeiramente eles alertam para a qualidade da madeira, por ser um ambiente úmido, o ideal é usar material de alta qualidade em placas de MDF e MDP. A primeira, para móveis com predomínio de formas retas e curvas e a segunda, para formas retas. 

“Os painéis utilizados são originários de floresta sustentável da madeira de eucaliptos e pinus e com eles, a Italínea faz as portas de armários, espelhos de gavetas, prateleiras, divisórias, mesas, balcão de pia, ilhas e caixas em geral. Pela alta qualidade da madeira, os móveis duram maior tempo”, explicou o proprietário da Italínea Mobile Prime, Cristiano Alcântara Lima. 

Para um ambiente pequeno, temos o exemplo da lavanderia com espaço apenas para o lavatório e máquina de lavar. A alternativa para este projeto foi ter um gabinete com armário e com espaço para acoplar a máquina de lavar e ainda, um armário aéreo: parte com portas para guardar baldes e parte aberto, para colocar objetos mais utilizados, além de ter um pendurador para cabides para a secagem da roupa. Para este caso foi escolhida a cor escura. 

Créditos das Fotos: Divulgação

Para um ambiente maior, o arquiteto explorou o uso de armários verticais, com bastante divisórias e portas. Num deles, há a passadeira embutida, quando em desuso fica dentro do armário. Na parte interna, alguns espaços contam com cestos onde podem ser guardados produtos. Prateleiras e nichos também são usados para a organização. A bancada conta com espaço para a máquina de lavar e um lavatório e ainda, com compartimentos para separar roupa limpa da roupa suja. Os armários possuem dois tipos de puxadores e também abertura por toque e dobradiças de primeira linha.Cada espaço ocupado tem uma funcionalidade. As peças se comunicam com o ambiente pela forma geométrica e ergonômica. 

Créditos das Fotos: Divulgação

Com um bom projeto de móvel planejado, a lavanderia pode ganhar vida com cores e elementos, que dão graça ao ambiente. É o acabamento aplicado nas chapas de MDP e MDF que permite que os móveis tenham desenhos e texturas especiais, imitando madeira, tecidos, pedras e outros, garantindo beleza e durabilidade ao móvel, explicou o projetista Filipe Fernandes, da Italínea Mobile Prime. 

Serviços:    

Fonte: Italínea Prime Mobile    

Av. Dom Pedro I, E 800. Bairro: Terra Nova. Taubaté/SP. (km 107, da Via Dutra, sentido RJ). CEP:12081-810. (12)3500-2868. Whatsapp: (12)99184 – 7117.    


intagram.com/italineamobileprime/    

facebook.com/italineamobileprime/    


Créditos: Renata Vanzeli – Solução Textual Assessoria

About Juan Filipe