Aulas e COVID-19: O que deve saber segundo o pediatra Dr. Kairon Caproni

Com o regresso às aulas, crianças, pais, encarregados de educação, educadores e professores estão a enfrentar condicionamentos inauditos, fruto do estado atual de pandemia do vírus SARS-CoV-2. Confira a entrevista com o pediatra Dr. Kairon Caproni de Machado – MG

INTOMAS DA DOENÇA NA IDADE PEDIATRICA

Os sintomas da COVID-19 em crianças são parecidos com resfriado: febre, coriza, dor de ouvido, dor de garganta, e dor de cabeça, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos e pneumonia. Sintomas como vômitos e diarreia podem ocorrer em mais da metade dos casos. Cerca de 40% das crianças com coronavirus não apresentam nenhum sintoma.

AS CRIANÇAS SÃO MAIS INFECTADAS QUE OS ADULTOS?

Dr. Kairon Caproni  – As crianças geralmente são menos expostas às principais fontes de infecção. Talvez, por isso se infectem menos. Como a maioria das crianças infectadas não apresenta sintomas ou os sintomas são menos graves, os testes diagnósticos não são realizados em muitos casos, fazendo com que o número real de crianças infectadas seja subestimado. Ainda não temos dados de pesquisa sobre a importância das crianças na cadeia de transmissão do vírus.

É POSSIVEL DISTINGUIR CLINICAMENTE A COVID-19 DE UMA SINDROME GRIPAL OU DE UMA BRONQUIOLITE EM UMA CRIANÇA PEQUENA SEM RECORRER A TESTES ESPECIFICOS?

Dr. Kairon Caproni – Tendo em vista a situação atual do Brasil, devemos nos guiar para suspeição da infecção do novo coronavírus diante do quadro clínico do paciente mesmo que este não relate exposição. Mas sabemos que febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, entre outros) são também encontradas em outras doenças. Pode ser difícil distinguir uma síndrome gripal ou mesmo uma bronquiolite da infecção pelo SARS-COV-2 sem nenhum teste especifico. O exame físico feito pelo pediatra pode ajudar a separar essas condições

COMO ORIENTAR OS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS?

Dr. Kairon Caproni – As crianças devem permanecer em quarentena, se ela for assintomática ou se apresentar um quadro leve. Qualquer mudança no quadro da criança como, por exemplo, febre alta ou que não abaixa com uso de antitérmicos, criança cansada ou gemente deve-se procurar imediatamente um posto medico ou hospital para a criança ser avaliada pelo pediatra. Sempre consulte um médico antes de medicar a criança.

Créditos: Noeme Wendling

About Juan Filipe