Ian Cardoso lança videoclipe de “Amassadinho” e anuncia disco para 23 de outubro

Perto de lançar “Devoto Franco”, seu primeiro e aguardado disco solo, Ian Cardoso divulga videoclipe para a já conhecida faixa “Amassadinho”. Guiado por um xote intimista, o single é inspirado em uma história de amor vivida em meio à quarentena. Para embalar tudo, a voz do cantor baiano traz suavidade e conforto, instaurando um tom de confissão e proximidade de todos aqueles que já viveram as delicadas descobertas sugeridas pela letra. Ao violão e à voz, somam-se tonalidades de zabumba, triângulo e synths.

“Essa música surge no verso “eu vi seu sorriso aberto por baixo do pano”. Essa ideia veio de uma ida trivial ao mercado, logo nos primeiros meses de pandemia. Fiquei com essa cena na cabeça e a história da máscara me levou a pensar no reposicionamento do olhar na comunicação das pessoas na rua. A partir daí, reflito sobre paixão, tristeza, dúvidas, saudade, melancolia e aquela vontade de saber o que será do meu coração quando tudo isso passar”.

Produzida pelo próprio artista, em tom sereno e afetuoso, “Amassadinho” encontra inspiração em canções de Dominguinhos, Anastácia e Gilberto Gil.

Para a versão audiovisual, gravado em época de isolamento, um convite para se pensar o corpo no ambiente que ocupamos, como espaços potencialmente criativos. Roberta Carvalho é quem assina a direção.

“Fundamentamos esse projeto na espontaneidade. Rolou uma coisa mais orgânica, de explorar os cômodos e perceber o que nos conecta com o lado de fora. Acho que fomos guiados, principalmente, pela não produção de um set de filmagem pois já estava tudo ali, tudo dado. Também não podíamos sair de casa. Isso foi legal porque abriu espaço pra intimidade e nos trouxe pro ponto pulsante do clipe que é a imagem de um apartamento e de uma janela marcante, no meio disso tudo, elaborando todo esse momento. Há algumas referências a obras do belga René Magritte”.

Ouça e assista aqui:
https://youtu.be/Tr-VPMSbs_w

SOBRE IAN CARDOSO

Ian Cardoso, natural de Salvador-BA, é instrumentista, produtor, compositor, arranjador e pesquisador, formado em Ciências Sociais pela UFBA.
Em setembro de 2018 lançou o seu primeiro trabalho solo, um EP intitulado Reina, como trabalho de conclusão do seu Mestrado em Música na UFBA. 
Recentemente lançou os singles No Mar e o remix da instrumental Caroço de Mamão. No momento está perto de lançar o seu primeiro disco de canções autorais. 
Venceu o 2º Prêmio Caymmi na categoria “Melhor Música com Letra” com a música “Instante Pra Se Lembrar”, de sua autoria, interpretada pelo Grupo Pirombeira, do qual faz parte. Neste mesmo ano, levaram também o prêmio de “Melhor Show”, e  receberam indicação ao Grammy Latino. Faz parte da banda do cantor e compositor Ronei Jorge, com quem gravou o disco Entrevista. 
Como instrumentista colabora/colaborou com xs artistas Josyara, Rebeca Matta, Livia Nery, Radiomundi, Tropical Selvagem, Illa Benício, Coral da USP dentre outros. Também já realizou trabalhos em interface com a dança, o teatro, a performance e o audiovisual, tendo colaborado com nomes como o GDC-UFBA, Márcio Meirelles, Graeme Pulleyn, Cia Reforma de Dança e a Cia Faixa Um de Dança.

FICHA TÉCNICA

Direção: Roberta Carvalho

Edição e montagem: Bruno Marques

Fotografia e câmera: Roberta Carvalho

Elenco: Ian Cardoso

Cor: Bruno Marques

Clipe gravado em casa em 11/07/2020, São Paulo-SP.

Composição: Ian Cardoso

Voz, violão, zabumba, triângulo e synth: Ian Cardoso

Mixagem e masterização: Otávio Carvalho

Créditos/Fotos: Surabhi Dasa/Roberta Carvalho

About Juan Filipe