Uma boa capacidade cardiorrespiratória é associada a provas de corrida e treinos de spinning com potência máxima e esquecem que ela é importante para o dia a dia, para atividades simples como subir uma escada, dar uma corridinha para escapar da chuva, limpar uma casa ou mesmo caminhar usando máscara, são situações simples que colocam qualquer sedentário de língua para fora.
Para ter um bom fôlego e melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ainda manter a saúde e prevenir doenças cardíacas é preciso criar uma rotina de exercícios aeróbicos como pedalar, nadar, caminhar, correr e pular cordas.
“O corpo possui uma habilidade natural de fazer circular o sangue e oxigenar todas as células do corpo. Nos momentos de atividade física moderada ou intensa, a exigência de oxigenação aumenta porque há um gasto de energia maior, e para melhorar a capacidade cardiorrespiratória as atividades aeróbicas são fundamentais” falou o personal trainer de São José dos Campos, Eid Nogueira.
Nestes momentos de quarentena, por conta da pandemia do coronavírus, o número de sedentários aumentou e a capacidade cardiorrespiratório diminui e o momento de reverter este quadro tem que ser o quanto antes.
“Um bom condicionamento físico proporciona melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, proporcionando o fortalecimento dos órgãos. A longo prazo, exercícios físicos podem ajudar a evitar diversas doenças como: hipertensão, doenças cardíacas e circulatórias, melhorando a saúde de quem pratica, além de proporcionar uma melhora no bem-estar”, explicou o personal.
Soma-se a isso o fato de que esse tipo de exercício ajuda no controle do peso corporal, auxiliando na prevenção do ganho de peso por gordura. Isso se dá pelo aumento do gasto energético. Outro benefício é a melhora do humor e a diminuição da tensão, com a atividade aeróbica há o aumento do nível de neurotransmissores como a noradrenalina e serotonina, e ainda, há liberação da endorfina, responsável pela sensação de euforia e diminuição do estresse, raiva e ansiedade.
Para os Casos Pós – Covid 19
O condicionamento físico e respiratório também está sendo importante para a recuperação de pessoas que enfrentaram o Covid – 19. Para estes casos, a atividade aeróbica tem que ser leve e gradual e se concentrar na respiração durante o exercício físico.
“Logo que começamos a praticar uma atividade física, é comum ficarmos ofegantes e sem ar nos primeiros minutos da prática. Durante a prática de exercícios físicos, deve –se buscar inspirar pelo nariz e expirar pela boca. No entanto, durante exercícios mais intensos, quando o corpo aumenta a necessidade de oxigênio, a quantidade de ar sugada pelo nariz pode ficar pequena. Nesses momentos pode-se se sentir a necessidade de inspirar também pela boca. Se isso acontecer, não tem problema. Puxe o ar pela boca algumas vezes, e vá intercalando as inalações com o nariz. Com o passar do tempo e a adaptação do corpo ao novo ritmo, a pessoa conseguirá controlar a respiração cada vez melhor”, explicou Eid Nogueira.
A atividade cardiorrespiratória deverá ser orientada por um profissional de educação física porque existem estratégias para cada pessoa e quando necessário ter ao mesmo tempo o acompanhamento de outros profissionais como nutricionistas e médicos.
Aliadas as atividades que aumentam a capacidade cardiorrespiratória estão também:
-Alimentação balanceada
-Hidratação
-Sono e repouso adequados
E aos poucos, incluir exercícios de força muscular, alongamentos e flexibilidade. A qualidade de vida voltará e fazer atividades cotidianas não será mais um sacrifício.
Créditos: Renata Vanzeli – Solução Textual Assessoria